XXII Salão de Pesquisa e I Colóquio de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST

Em sua 22ª edição, o Salão de Pesquisa da Faculdades EST abordará o tema Diálogos Metodológicos, com foco no impacto social e da inovação trazidos pela pesquisa científica. Trata-se de discutir as metodologias da pesquisa e sua pertinência social, a partir da área da Teologia.

O evento será realizado entre os dias 2 e 4 de outubro de 2023, em formato híbrido. Pessoas interessadas em participar do XXII Salão de Pesquisa podem se inscrever e submeter comunicações orais e banners através deste link, até o dia 25 de setembro de 2023.

A atividade é gratuita para discentes das graduações da Faculdades EST e palestrantes. Para discentes de graduação de outras IES, o investimento é de 20 reais; para membros de Programas de Pós-Graduação, o investimento é de 30 reais. Confira, abaixo, a programação completa do evento:

02/10/2023

Das 19h às 20h30 – Conferência

Pesquisa-Ação: fundamentos e desafios atuais – Dr. Michel Thiollent

Professor no Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da UFRJ. Doutor em Sociologia pela Universidade Paris V, mestre e bacharel em Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade Paris I. Pesquisa sobre Estudos Organizacionais; Metodologia de Pesquisa Qualitativa e Participativa; Gestão de Projetos Sociais e Educacionais. É autor de Metodologia da pesquisa-ação (Cortez, 2008), Pesquisa-ação e projeto cooperativo na perspectiva de Henri Desroche (EdUFSCar, 2006) e Pesquisa-Ação nas Organizações (ATLAS, 1997), entre outros.

03/10/2023

Das 19h às 20h30 – Conferência

Pesquisa, Amorosidade e Entrelaços Sociais – Dra. Maria Luísa Cardinale Baptista

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e dos cursos de Comunicação Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora colaboradora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-doutora em Sociedade e Cultura da Amazônia pela UFAM. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Editora da Revista Conexão – Comunicação e Cultura – UCS. Coordenadora do Amorcomtur!, grupo de estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese.

04/10/2023

Das 19h às 20h30 – Roda de conversa

Etnografia e netnografia: espaço e cyberespaço – Dra. Margarete Fagundes Nunes e Msa. Fabiane Luckow

Dra. Margarete Fagundes Nunes

Doutora e mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realizou estágio de Pós-doutorado em Antropologia Social na Free University of Amsterdam (VU Universiteit/2014), por meio do Programa CAPES/NUFFIC, de julho de 2013 a janeiro de 2014. É pesquisadora associada do NAVISUAL/UFSC e BIEV/UFRGS. Integra o Grupo de Trabalho em Antropologia Urbana da Associação Latino-americana de Antropologia (ALA). De 2013 a 2021, integrou o corpo docente permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. De 2014 a 2021, integrou o corpo docente do Mestrado Profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale. Neste período, integrou os grupos de pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional, Ambiente e Sociedade e Indústria CriativaFeevaleCNPq. Liderou o projeto de pesquisa Contos do Vale: trabalho, memória ambiental e territorialidades na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. É associada efetiva da Associação Brasileira de Antropologia. Atua principalmente com os seguintes temas: antropologia urbana, cidade, memória do trabalho, memória ambiental, relações étnico-raciais, direitos humanos e globalização cultural.

Msa. Fabiane Luckow

Musicista, artista visual e teóloga em formação. Mestra em etnomusicologia (UFRGS) e doutoranda em teologia prática (Faculdades EST). Pastora por vocação, atuou em função pastoral na Igreja Luterana São João (Pelotas/RS), entre 2014 e 2020. Segue caminhando em comunidade, auxiliando musicista e pregadora nos cultos dominicais e acompanhando pessoas em processo de mentoria e discipulado. Foi professora convidada na Faculdade de Teologia Evangélica (FATEV/Curitiba-PR), na área de espiritualidade e formação de líderes, entre 2016 e 2021. Desenvolve projetos de leitura popular e emancipatória da Bíblia com mulheres, com ênfase em hermenêuticas bíblicas feministas. É pesquisadora nas áreas de culto, liturgia, música, artes e gênero, considerando estes campos a partir da perspectiva da justiça social e da ética do Reino.

Equipe do evento:

Coordenação: Dra. Simone Imperatore.

Docentes: Dra. Carolina Bezerra de Souza, Dr. Charles Klemz, Dr. Flávio Schmitt, Dr. Louis Marcelo Illenseer, Dr. Marcelo Saldanha e Dra. Marylea Elizabeth Ramos Vargas.

Discentes: Deise Rose Neiba da Cruz Souza e Himkmar Flavio Rocha (Ciências da Religião EaD), Fábio Beilfuss e Fabiano Pedroso (Teologia EaD), Cristhel Lamb Hanauer (Musicoterapia), Juliana Kupske (Teologia presencial), Ma. Taiana Wisch (PPG Acadêmico em Teologia) e Débora Cristina de Souza (Licenciatura em Música).

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email relacionamento@est.edu.br ou pelo WhatsApp (51) 981228340.