Cátedra de Lutero

Cátedra de Lutero

Apresentação

A Cátedra de Pesquisa sobre Lutero foi instituída na Faculdades EST em 2011, contando com apoio da IECLB e também da Mission EineWelt. A Cátedra foi ocupada até dezembro de 2016 pelo pesquisador Prof. Dr. Vítor Westhelle e, depois, pelo Prof. Dr. Martin Dietz. Em junho de 2023, após redefinida, a Cátedra foi assumida pelo Prof. Dr. Wilhelm Wachholz.

Contexto

Os estudos sobre Lutero e o Luteranismo têm recebido uma ênfase importante desde a fundação da Faculdades EST – cabe lembrar que, com a fundação da então Escola de Teologia (atual Faculdades EST), foi publicado um livreto, intitulado “Luther vive”, caracterizado por Joachim H. Fischer de “cartão de visitas”, ou, na nossa definição, até mais ousada, de “certidão de nascimento”. Entre estudiosos, seja na perspectiva da História ou da Teologia Sistemática, pode-se citar renomados nomes como Gottfried Brakemeier, Harding Meyer, Joachim Fischer, Martin N. Dreher, Walter Altmann, Osmar L. Witt, Vitor Westhelle, Martin Timóteo Dietz.

Propósitos

Entre os principais propósito, a Cátedra prevê:

Articular, em diálogo com os parceiros envolvidos, especialmente das direções da Faculdades EST e da IECLB, atividades com vistas às comemorações do bicentenário da imigração (2024).

Contribuir com pesquisas adequadas em projetos e publicações, especialmente em vista do bicentenário da imigração e dos 200 anos de presença luterana.

Fornecer panoramas de pesquisas contextualizadas sobre Lutero e o luteranismo feitas no Brasil e na América Latina.

Articular pesquisadores e pesquisadoras e representantes da igreja luterana nacional e internacionalmente em Simpósios, Congressos e projetos de publicações.

Representar os estudos luteranos brasileiros e latino-americanos em eventos no Brasil e no exterior.

Ministrar palestras e assessoramento à presidência e aos sínodos da IECLB, bem como comissões ecumênicas com participação da IECLB.

Ministrar cursos de graduação e pós-graduação (Stricto e Lato Sensu) sobre Lutero e Teologia Luterana e orientar pesquisas de discentes.

Desenvolver pesquisas contínuas sobre a teologia de Lutero e sobre o luteranismo, articulando-as com os debates mais inovadores no cenário internacional.

Objetivos

Como titular nesta Cátedra, planeja-se desenvolver alguns projetos que almejam três objetivos principais:

Primeiro objetivo: consolidar a Faculdades EST como centro de pesquisas de Lutero e do Luteranismo. Considerando que a Faculdades EST historicamente tem sido o espaço de produção e articulação de uma sólida pesquisa e difusão do conhecimento sobre a teologia de Lutero e sobre o desenvolvimento do luteranismo, é fundamental que sejam envidados esforços nesta direção.

Segundo objetivo: (re)articular um significativo número de teólogos e teólogas (na IECLB e na América Latina) que há décadas têm se dedicado aos estudos de Lutero, da Reforma e do luteranismo, particularmente, tendo em consideração a realidade latino-americana, em diálogo com teólogos e teólogas na Europa e Estados Unidos da América. Este objetivo visa, entre outros, organizar eventos e difundir reflexões como subsídios para o mundo acadêmico e eclesial.

Terceiro objetivo: aproximar a Faculdades EST da vida eclesial, especialmente no âmbito da IECLB, atendendo demandas de comunidades e sínodos, mas também protagonizar reflexões atuais, através de eventos, assessorias e formação continuada.

Quarto objetivo: fortalecer a Faculdades EST como uma referência na produção e na difusão de uma Teologia Luterana enraizada na tradição da Reforma e seu contexto. É preciso conter as tentativas de “desapropriação” da Teologia Luterana levada adiante por instituições e grupos que, recorrendo a Lutero, reeditam certo “gnésio-luteranismo” que, no limite, representa uma ameaça à unidade da IECLB, posto que esta radica principalmente numa confessionalidade luterana abalizada.

Localização

A Cátedra de Pesquisa em Lutero e Luteranismo está ligada à Direção-geral da Faculdades EST e dispõe de sala própria no Prédio F.

Promoção de Eventos

Entre os eventos a serem coordenados pela Cátedra de Pesquisa em Lutero estão:

Articular e coordenar, na Faculdades EST, as ações relativas aos 200 anos da presença luterana

Coordenar a criação de um Centro de Pesquisas de Lutero e luteranismo

Co-organizar Seminários, Congressos, Simpósios em torno de temas de Lutero e luteranismo

Publicar materiais (documentos, artigos, livros etc.) sobre Lutero e luteranismo

Realizar assessorias em sínodos e grupos na IECLB

Desenvolver programas temáticos para formação de lideranças leigas nos temas relativos à confessionalidade luterana

Ministrar e realizar orientações nas aulas de graduação em Teologia e de Pós-graduação na Faculdades EST, em torno de temas de Lutero e luteranismo.

Coordenação:

Prof. Dr. Wilhelm Wachholz

Contato: