Arquivo Histórico da IECLB

Arquivo Histórico da IECLB

O Arquivo Histórico da IECLB reúne um extenso acervo de documentos que datam desde 1868, ano da criação do Sínodo Evangélico Alemão da Província do Rio Grande do Sul. O principal objetivo do setor é zelar pelo armazenamento, catalogação e conservação de documentos que contam a história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Situado no campus da Faculdades EST como projeto vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teologia, o Arquivo Histórico teve início em meados da década de 1970, a partir de documentação remanescente dos quatro Sínodos, e é aberto ao público desde 1998. O Arquivo Histórico da IECLB foi homenageado na primeira edição do Prêmio Martius-Staden, em 1998.

O funcionamento do Arquivo Histórico é possibilitado por um Convênio entre a IECLB, que prevê recursos em seu orçamento, e a Faculdades EST, que assegura o espaço e a infraestrutura. Dessa forma, o setor possibilita a consulta dos documentos reunidos, indispensáveis para pesquisas que se ocupam com a história da imigração alemã e da presença luterana no Brasil.

Pessoas envolvidas e benefícios do acervo

A função de arquivista é exercida pelo Prof. Me. Osmar Luiz Witt, que coopera no levantamento de materiais para otimizar pesquisas. Produções acadêmicas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado se beneficiam do acervo, assim como de pessoas que buscam por sua genealogia ou pela história de Comunidades.

O Arquivo Histórico da IECLB surgiu por iniciativa dos professores de História da Igreja, P. Dr. Joachim H. Fischer e P. Dr. Martin N. Dreher. Compõem a Diretoria do Arquivo Histórico um/a docente de História, um/a docente da Faculdades EST e o/a Secretário/a Geral da IECLB.

Serviços

Acesso ao acervo localizado no  terceiro andar do prédio H da Faculdades EST

Disponível para consultas e pesquisas acadêmicas, comunidade e público em geral

Como consultar o acervo?

Presencialmente por meio de agendamento de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h

Contatos: