Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe (InS)

História

O Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe (InS) é um instituto acadêmico e pastoral, criado em outubro de 2013. Surgiu da preocupação das igrejas luteranas latino-americanas e caribenhas frente às dificuldades encontradas durante a história da inserção do protestantismo luterano na região.

A demanda histórica, apoiada pela Federação Luterana Mundial, encontrou apoio institucional na Faculdades EST. O InS conta com o suporte da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e recebe o acompanhamento fraterno das demais igrejas da comunhão luterana na América Latina e no Caribe.

Propósito

O InS objetiva acompanhar as igrejas e organizações baseadas na fé em seu contínuo esforço para aprimorar suas capacidades estratégicas, operacionais e instrumentais, visando fortalecer sua sustentabilidade organizacional.

Capacita para uma reflexão teológica que busca aprofundar a identidade confessional em diálogo comprometido com a missão de Deus e a transformação de seus respectivos contextos.

Visão

Almeja-se o reconhecimento como uma organização de formação e desenvolvimento de capacidades a serviço das igrejas e comunidades de fé comprometidas com a aplicação plena de seus dons e recursos para a transformação e reconciliação do mundo.

Missão

O intuito do InS é contribuir para a formação e desenvolvimento de capacidades de pessoas, comunidades e igrejas por meio da reflexão, prática e inovação nos tópicos de gestão comunitária, planejamento estratégico e mobilização de dons e recursos.

Foco

Concentra-se em processos de fortalecimento institucional e de busca da sustentabilidade em igrejas e organizações.  Seguindo o conceito do sociólogo brasileiro Domingos Armani, entendemos a sustentabilidade como “a capacidade de uma organização de criar, desenvolver e replicar seu valor social de forma duradoura e em diálogo contínuo com seu contexto”.

Temas

Planejamento estratégico participativo.

Desenvolvimento e mobilização de dons e recursos.

Inovação dos modos de organização e gestão.

Desenvolvimento de lideranças.

Princípios de governança.

Prestação de contas e transparência (accountability).

Metodologias participativas para processos comunitários.

Prevenção, manejo e resolução de conflitos.

Outros modos de ser igreja em contextos dinâmicos (eclesiologia).

Funções

Gerar e sistematizar conhecimentos.

Promover o intercâmbio de experiências e boas práticas.

Desenvolver tecnologias sociais e construir ferramentas que ajudem as igrejas e as organizações baseadas na fé a analisarem suas práticas de gestão e aprofundarem seu compromisso com a missão de Deus.

Cursos de formação de lideranças.

Capacitação, assessoria e consultoria em desenvolvimento institucional.

Recursos teológico-práticos para igrejas e comunidades de fé.

Investigação e promoção de temas relacionados à sustentabilidade.

Esp. Andressa Suzane Almeida

Ma. Liria Andrea Suarez Preciado