Campus Verde e Geração de Energia limpa

Prepare-se para estudar, conviver e desfrutar de um campus verde, situado em uma área privilegiada, com mata atlântica na sua exuberante natureza. A Faculdades EST é o espaço perfeito para estudar,  inspirar o equilíbrio, a harmonia e o convívio com o meio ambiente.

A Faculdades EST, em 2013, foi a primeira instituição de ensino, de São Leopoldo/RS, a instalar  sistema de geração de energia fotovoltaica e a 12ª  do Rio Grande do Sul. Em uma década, a Instituição implementou uma série de ações de manejo em relação às práticas de consumo sustentável, tais como: reciclagem do lixo seco, substituição de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por led, reutilização da água da chuva para sanitários e limpeza, entre outros.

Usinas Fotovoltaicas

Atualmente a Faculdades EST dispõe de usinas de geração de energia fotovoltaica com capacidade de atender plenamente sua demanda. A energia solar fotovoltaica é uma fonte que faz uso da radiação solar para gerar eletricidade, sem gerar poluição.

Em 2015,  o sistema de aquecimento de água com energia solar foi instalado no Prédio F, destinado a atividades dos cursos de pós-graduação e moradias.

Já em 2017, foi instalado o sistema de aquecimento de água com energia solar no Prédio S,  com o objetivo de atender as moradias de estudantes da Instituição.

Inauguradas em 2023, as usinas de geração de energia fotovoltaicas da Faculdades EST refletem o compromisso institucional com a utilização de energia limpa e renovável, em prol da sustentabilidade.