Intercâmbio – EST pelo Mundo

Intercâmbio - EST pelo Mundo

Anualmente, discentes da Faculdades EST estudam por dois semestres em faculdades no exterior e discentes de universidades do exterior estudam por um período na Faculdades EST. Há, ainda, programas de curta duração a grupos que possam participar de atividades pontuais fora do país.

A proposta engloba tanto estudantes da graduação quanto estudantes em pesquisa de pós-graduação. O Programa de Intercâmbio possui extensa tradição, iniciada na década de 1970, com o desenvolvimento de parcerias junto a diversas instituições de ensino superior fora do Brasil.

Dessa forma, a Faculdades EST oferece a oportunidade de aprimorar os estudos, atingir fluência em um novo idioma e expandir horizontes acadêmicos e culturais, além da possibilidade de encaminhar pesquisas com materiais inéditos nas instituições de ensino superior de destino.

Países parceiros

A principal parceria para intercâmbio, neste momento, é a Alemanha, através de instituições de ensino superior dos municípios de Munique, Leipzig e Neuendettelsau. No entanto, mais opções estão disponíveis, como Suíça, Cuba, África do Sul, Estados Unidos e Finlândia, entre outras.

Bolsas de estudos

Alguns dos programas de intercâmbio disponibilizam bolsas de estudos para custeio da atividade, bem como, os custos das universidades (matrícula e mensalidades) são isentas, através dos contratos de parcerias. Além disso, estudantes recebem acompanhamento na preparação, bem como nos encaminhamentos necessários e nas posteriores orientações ao período de intercâmbio e estadia fora do país.

Processo seletivo

As inscrições ocorrem semestralmente, nos meses de março e agosto, um ano antes da realização dos estudos fora do país. Os editais são publicados no portal da Faculdades EST e dispõem das informações para candidatura, processo seletivo e respectivos encaminhamentos.

Saiba mais!

O Setor de Intercâmbio funciona sob a coordenação do Prof. Dr. Nilton Eliseu Herbes, na sala 201 do prédio F, com plantões às terças-feiras à tarde. Para mais informações, entre em contato através do email: intercambio@est.edu.br.