Bacharelado em Teologia

Ingresse no curso de Bacharelado em Teologia com nota máxima na avaliação do Ministério de Educação (MEC), reconhecido pela Portaria nº 208, de 25 de junho de 2020, publicada no Diário Oficial da União em 07 de julho de 2020.

Sobre o Curso

Bem-vindo(a) ao curso de Teologia da Faculdades EST, onde a tradição e inovação convergem  para preparar lideranças capacitadas e comprometidas com o Evangelho de Jesus Cristo. Nossa história de oito décadas é tecida com dedicação à formação teológica de ministros e ministras da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB e, também, para aquelas pessoas que buscam atuar em cenários religiosos contemporâneos. Nossa abordagem vai além do ensino. Cada pessoa é imersa em um ambiente que estimula o pensamento crítico, a empatia e a compreensão profunda das Escrituras. As pessoas egressas não apenas carregam conhecimento teológico, mas também a habilidade de impactar vidas com sabedoria e compaixão.

Modalidades que se Adaptam a Você

O curso oferece flexibilidade para todas as pessoas interessadas, seja na modalidade presencial, desfrutando de uma infraestrutura única, ou na modalidade a distância (EaD), perfeita para quem busca autonomia, flexibilidade e aprendizado inovador. 

Em ambas modalidades é proporcionada uma formação de excelência, reconhecida por sua qualidade na preparação de lideranças.

Para quem é o curso de Teologia da Faculdades EST?

O curso é para quem pretende:

Atuar no Ministério Eclesiástico da IECLB e de outras denominações, nas Capelanias, em organizações sociais e em espaços públicos e privados.

Exercer um papel de liderança na sociedade, não apenas nas igrejas, mas também em escolas, universidades e institutos de pesquisa, assessorando instituições que demandam expertise teológica.

Ampliar seu conhecimento teológico, explorando a Bíblia, a história e a prática da Igreja em diálogo com outras ciências, utilizando uma abordagem interdisciplinar respaldada por pesquisas relevantes e conectadas com o mundo contemporâneo.

Assumir seu chamado para ser agente de transformação de vidas, testemunhando o Evangelho de forma autêntica, para além da teoria, vivenciando práticas transformadoras que refletem a autenticidade da fé.

Contribuir efetivamente para a transformação da sociedade, demonstrando espiritualidade e testemunhando o Evangelho, impactando e transformando vidas ao seu redor.”

Cultivar sua espiritualidade por meio do estudo da Bíblia e da vivência comunitária, testemunhando e vivenciando o Evangelho de forma transformadora.

O Curso tem por objetivos:

  • Fortalecer a diversidade teológica, a dimensão intelectual e a prática do cuidado, a partir da perspectiva protestante e contextual, que contemple demandas ecumênicas e inter-religiosas;
  • Assumir os desafios de uma diaconia transformadora e de uma educação humanizadora, integral, solidária, ética e ecológica;
  • Fortalecer e ampliar os vínculos do curso com as comunidades e setores da sociedade de onde as pessoas educandas são oriundas, através de atividades de extensão;
  • Promover cursos de formação e sensibilização da comunidade acadêmica visando à inclusão de pessoas com deficiência;
  • Fomentar a participação de discentes da graduação na pesquisa.
  • O curso forma profissionais para atuar em Igrejas, Escolas, Universidades, nos Institutos de Pesquisa e em Instituições Públicas e Privadas que necessitam de assessoria teológica.Pessoas egressas do curso de Teologia podem atuar no Ministério Eclesiástico, na Capelania Escolar, Hospitalar e Carcerária; no Ensino Religioso, em Movimentos Sociais e espaços públicos e acadêmicos.

Por que estudar na Faculdades EST?

Excelência no Corpo Docente

Imagine aprender com um corpo docente renomado na área de excelência acadêmica e profissional no ensino, na pesquisa e na extensão e em práticas de aprendizagem inovadoras e com impacto social.

Pesquisa e Produção Acadêmica

A valorização da pesquisa e da produção acadêmica do corpo docente, garante a qualidade e a atualização constante do curso na transversalidade com os Programas de Pós-Graduação.

Flexibilidade e Iniciação Científica

Possibilidade de cursar componentes curriculares de outros cursos proporcionando uma formação de excelência. Acesso a grupos de pesquisa, seminários e congressos voltados para o desenvolvimento e aprimoramento de pesquisas acadêmicas.

Biblioteca

O acervo bibliográfico é atualizado constantemente e proporciona acesso a conteúdos de qualidade nos formatos físico e digital e em diferentes portais, contribuindo na formação e na produção científica, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem.

DNA Teológico e Reconhecimento

A Teologia é mais do que um curso na Faculdades EST; é o DNA e a vocação primordial da Instituição. O curso possui Nota Máxima do INEP/MEC, sendo avaliada como a melhor Faculdade do Rio Grande do Sul e possui pelo sexto ano consecutivo conceito 5 no IGC/MEC.

Ambientes de Aprendizado Personalizados

O campus possui uma infraestrutura completa, incluindo moradia estudantil no campus. Já a modalidade EaD atende pessoas que desejam estudar sem se afastar de suas famílias, permitindo aprendizado flexível e encontros presenciais estratégicos em São Leopoldo/RS.

Jornada de transformação

O curso oferece uma jornada transformadora, guiada por longa tradição de excelência. Prepare-se para liderar com propósito e paixão com a formação teológica que vai além do ensino, moldando vidas e impactando o mundo ao seu redor.

Campus Verde

Prepare-se para estudar e conviver em uma área privilegiada e preservada com mata atlântica na sua exuberante natureza. 

Estágio curricular enriquecedor

A partir do 6º semestre, um Estágio de 450 horas, que pode ser realizado em duas modalidades:

  • Modalidade paralela – em comunidades ou instituições próximas a São Leopoldo, concomitantemente à participação nas aulas;
  • Modalidade intensiva – em comunidades ou instituições em qualquer região do Brasil, durante um semestre letivo.

Os créditos referentes ao Estágio são gratuitos. Estudantes contribuem com uma taxa administrativa por ocasião da matrícula.

Os gastos com a realização do estágio (viagens, moradia, manutenção) são assumidos parcial ou integralmente pelos campos de Estágio, cabendo à pessoa estudante complementar, caso necessário.

Estudantes da IECLB têm acesso, durante o Estágio, ao Fundo de Financiamento e Auxílio para Formação Teológica (FFAFT).

Localização Privilegiada

Localizada próxima à Estação São Leopoldo da Trensurb oferece estacionamento gratuito e segurança 24 horas.

Conforto no Campus

Aproveite os serviços de hospedagem e moradia no campus para uma experiência acadêmica completa.

Coordenação e corpo docente

Nossa equipe de coordenação e corpo docente é o pilar fundamental da excelência educacional que oferecemos.

Oneide Bobsin

Coordenador

O atual coordenador do Curso é o professor Oneide Bobsin graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1981), mestre em Ciências da Religião (1984) e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é também professor titular da Escola Superior de Teologia (Faculdades EST) em Ciências da Religião, coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Protestantismo – NEPP e editor de Protestantismo em Revista, tendo experiência como pastor ordenado  pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O regime de trabalho do coordenador do Curso é Integral, atuando no curso de Graduação em Teologia e no Programa de Pós-graduação em Teologia.

Depoimento da Coordenação

O Bacharelado em Teologia é para todas as pessoas que desejam fazer da fé, desde sua revelação à sua organização e aplicação, seu tema de estudo e seu modo de vida. A Faculdades EST proporciona esse estudo com excelência, seriedade, corpo docente qualificado, ampla biblioteca (uma das maiores e mais bem referenciadas da América Latina) e uma formação voltada à transformação da sociedade à luz do Evangelho. É ideal para quem deseja aliar um estudo sólido e competente à convivência e espiritualidade no campus verde, nas capelas da Faculdades EST e demais atividades institucionais. O curso é protestante e ecumênico, fruto da história do luteranismo noBrasil. Atende plenamente o preparo para o ministério com ordenação na IECLB.