Uma noite de musicoterapia e cultura na Faculdades EST

Na noite da última quarta-feira, dia 16 de agosto, o palco do Auditório H da Faculdades EST teve a alegria de receber uma série de pessoas cujas vidas são diariamente impactadas pelo poder inigualável da Musicoterapia.

A noite foi iniciada pela fala de Natália Elisa Magalhães, presidente da Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul (AMT-RS). Durante sua exposição, a musicoterapeuta discorreu sobre a história da profissão, que hoje circula no Senado em vias de ser regulamentada.

A profissional também elencou a importância da formação de qualidade para o exercício da profissão. A AMT-RS oferece, aos musicoterapeutas do estado, a possibilidade de se tornarem associados. O número de registro fornecido, portanto, atesta que o profissional cumpre os requisitos mínimos para atuar como musicoterapeuta. Saiba mais sobre a AMT-RS neste link.

Em seguida, o palco foi tomado pelo som contagiante do pocket show do musical Uma Sinfonia Diferente RS, resultado do projeto homônimo – único, inédito e independente no Rio Grande do Sul, que acolhe crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias.

A apresentação foi precedida por uma breve apresentação sobre a história do projeto, mantido de forma independente ou por editais públicos de fomento à cultura, sob a atuação da equipe formada por pessoas voluntárias; em grande parte, advindas das áreas da saúde e educação.

A iniciativa surgiu em 2019, sob o comando de Graziela Pires da Silva (musicoterapeuta egressa e docente da Faculdades EST) e Dejeane Arruee (egressa da Faculdades EST), que seguem à frente até hoje.

Ativo há cinco anos, o projeto Uma Sinfonia Diferente RS atende dezenas de crianças e jovens da Grande Porto Alegre, realização que culmina anualmente em um grande espetáculo aberto ao público, no Teatro Feevale (Novo Hamburgo/RS). Neste ano, a apresentação acontecerá no dia 15 de outubro.

Você pode conferir a matéria realizada com a participação da Profa. Graziela Pires da Silva neste link. A Faculdades EST se alegra com a possibilidade de admirar o belo trabalho desenvolvido pelo Uma Sinfonia Diferente RS!