Semana da Psicomotricidade

À medida que os desafios contemporâneos na saúde, educação e formação profissional se tornam cada vez mais complexos, a Psicomotricidade emerge como uma prática crucial. Para explorar esta temática e destacar suas urgências, a Faculdades EST, em São Leopoldo, promoverá a “Semana da Psicomotricidade”, que tem por tema “A Psicomotricidade na Saúde, Educação e Formação Profissional: urgências de uma prática”. O evento ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de abril de 2024, das 19h às 20h30, com atividades presenciais no Auditório do Prédio H, na Faculdades EST, e transmissão ao vivo pelo canal oficial da instituição no Youtube.

A programação incluirá debates, palestras e mesas-redondas com especialistas renomados, que abordarão diferentes aspectos da Psicomotricidade em cada uma das áreas em foco.

No primeiro dia, 2 de abril, das 19h às 20h30, o tema será “Psicomotricidade na Saúde – velhos desafios, novas possibilidades”. O debate contará com a participação da psicomotricista Maria Rita Thompson, do ABP Colégio Nacional no Rio de Janeiro/RJ, e da psicomotricista Zulema Yañes, da Rede Bebê em Porto Alegre/RS. A mediação ficará a cargo da psicomotricista Maximila Coelho, de Ivoti/RS.

Na quarta-feira, 3 de abril, também das 19h às 20h30, será a vez de discutir a “Psicomotricidade na Educação – uma prática social e inclusiva”. O debate contará com a presença do psicomotricista Daniel Vieira da Silva, da Casa da Araucária em Curitiba/PR, e da psicomotricista Daisy Eckart Bondan, das redes Marista e Sinodal, Novo Hamburgo/RS. A mediação será realizada pela psicomotricista Rosane Romanini.

Por fim, no dia 4 de abril, também das 19h às 20h30, será abordada a temática “O Psicomotricista, sua formação e profissionalização: uma questão ética”. O debate contará com a participação da psicomotricista Verónica Ávila, da Univ. Provincial de Córdoba/Argentina, e da psicomotricista Fátima Vasconcelos, da ABP Colégio Nacional no Rio de Janeiro/RJ. A mediação será conduzida pela psicomotricista Daisy Eckart Bondan, de Novo Hamburgo/RS.

O evento visa não só promover o conhecimento sobre a Psicomotricidade, mas também incentivar reflexões sobre sua aplicação prática e sua importância nas áreas da saúde, educação e formação profissional. Para mais informações sobre inscrições e acesso à transmissão online, as pessoas interessadas podem acessar o WhatsApp da Faculdades EST, pelo número +55 51 2111-1400.