São Leopoldo confirma o neurocientista Dr. Miguel Nicolelis como um dos palestrantes do Congresso do Bicentenário

O renomado médico e neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, será palestrante do Congresso do Bicentenário no dia 26 de março, às 10h, na Sociedade Orpheu em São Leopoldo. A atividade faz parte da programação que será realizada de 25 a 27 de março, com o tema “São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram – 1824 – 2024”. A palestra com Nicolelis é gratuita com vagas limitas, será necessária inscrição prévia pelo site da Faculdades EST (clique aqui para se inscrever).

O Congresso do Bicentenário é promovido pela Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), e da Faculdades EST.

A programação traz uma pluralidade de temas que serão abordados por docentes, gestores(as) e pesquisares(as) de diversas áreas, reunindo palestrantes do Brasil e da Alemanha. Os eixos temáticos previstos são: História, política e governança; Economia e Produção Mais Limpa; Educação; e Religião. Estas atividades serão realizadas no Auditório do Prédio H da Faculdades EST.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Relações Internacionais, e coordenador do Bicentenário, Marcel Frison, o congresso será um momento muito marcante, com uma intensa programação. “O Congresso será um momento muito especial da celebração do Bicentenário de São Leopoldo e os 200 anos da imigração alemã. Reuniremos delegações da Alemanha, assim como de outras nacionalidades com a comunidade local para vermos nosso passado e presente e projetarmos o nosso futuro”, comenta Frison.

Segunda-feira, 25 de março

Manhã

8h: Credenciamento

9h: Abertura

10h: Mesa redonda – Eixo Temático: História, Política e Governança
Evandro Fernandes – Guilherme Gaelzer Netto, um “pequeno Kaiser nos trópicos”.
Rodrigo Luis dos Santos – A política em São Leopoldo na Era Vargas: as atuações de Theodomiro Porto da Fonseca e Carlos de Souza Moraes
René Ernani Gertz – “Algumas considerações sobre São Leopoldo republicano”
Everson Gardel de Mello – Política municipal de enfrentamento às mudanças climáticas – perspectivas e desafios
Moderação: Prof. Ms. Osmar Witt

Tarde

14h: Mesa redonda – Eixo Temático: Economia e Produção Mais Limpa
Doris Rejane Fernandes – “A colonização estrangeira no sul do Brasil: projeto político, econômico e militar da Colônia de São Leopoldo”
Arthur Blasio Rambo – “Associação Riograndense de Agricultores”
Natasha Javiel Comassetto – “Hortas comunitárias”
Moderação: Prof. Dr. Valério Schaper

16h: Mesa redonda – Eixo Temático: Cultura e Arte
Vania Inês Avila Priamo – “Quadros que falam, narrativas migratórias: a imigração a partir do olhar do artista plástico Flávio Scholles”
Dalva Neraci Reinheimer – “Quadros que falam, narrativas migratórias: a imigração a partir do olhar do artista plástico Flávio Scholles”
Quésia Katúscia Gasparetto – “A bela rosa e seus espinhos: semeando a preservação do bairro Hamburgo Velho na cidade de Novo Hamburgo (1970-1990)”
Moderação: Prof. Dr. Louis Marcelo Illenseer

18h: Lançamento de livros

18h30: Atividades culturais
18h30 – Show Viktor V (voz e violão)
19h15 – Show Jo Melia

Terça-feira, 26 de março

Manhã

9h30: Palestra com Prof. Dr. Miguel Nicolelis na Sociedade Orpheu.
Faça sua inscrição para a atividade aqui

Tarde

Palestras com:

14h30: Stephan Treuke – “A revitalização do sistema fluvial Emscher e Seus Impulsos para a transformação ecológica e socioeconômica da região”

15h30: Uta Karrer – “Museu da Francônia em Feuchtwangen: Preservação e comunicação do patrimônio cultural”

16h30: Klaus Lauck – “O que nos conecta em ambos os lados do oceano”

18h30: Atividades culturais
Show Quiroga e Americanto

Quarta-feira, 27 de março

Manhã

8h30: Mesa redonda – Eixo temático: Meio Ambiente
Rosane Márcia Neumann – “Terras, colonização e conflitos sociais”
Arno Kayser – “Contribuição dos descendentes alemães na evolução da consciência ecológica no Brasil”
Márcio Linck – “Ocupação urbana e Gestão Ambiental em São Leopoldo”
Joel Garcia Dias – “A experiência leopoldense dos `Parques sócio-ambientais”
Moderação: Profa. Dra. Marli Brum

10h: Mesa redonda – Eixo Temático: Desafios da Governança local frente à inundação e a escassez hídrica
Viviane Feijó – “Cidades esponjas”
Darci Zanini – “Sistema de monitoramento de áreas protegidas”
Moderação: Promotora de Justiça Dra. Ximena Cardoso

Tarde

14h: Mesa redonda – Eixo Temático: Educação
Jorge Luiz da Cunha – “A história da imigração e seu papel nas Praxis da Educação nas comunidades no sul do Brasil independente”
Isabel Cristina Arendt – “Os primórdios da educação em São Leopoldo: escolas e produção de material didático”
Cristina Seibert Schneider – “A educação patrimonial na ressignificação do valor simbólico: a ciência da mente e a memória”
Moderação: Profa. Dra. Simone Imperatore

16h: Mesa redonda: Eixo Temático: Religião
Wilhelm Wachholz – “Luteranismo: histórias de uma identidade religiosa minoritária”
Ricardo Willy Rieth – “Memórias coletivas e contemporaneidade: considerações a propósito do Bicentenário da Imigração (1824-2024)”

Moderação: Prof. Dr. Oneide Bobsin

Toda a programação tem entrada franca e a inscrição deverá ser feita previamente no site da Faculdades EST. Serão emitidos certificados de participação. Programação sujeita a alterações.

Miguel Nicolelis é médico e neurocientista, graduado pela Universidade de São Paulo, com doutorado em Fisiologia Geral também pela USP, e pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Hahnemann University (EUA). Em julho de 2021, recebeu o título de Professor Emérito da Duke University (EUA), após ter lecionado nesta universidade de 1994 a 2021, como Professor Titular do Departamento de Neurobiologia. Fundou e dirigiu o Centro de Neuroengenharia da Duke University por 20 anos.
É pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina e lidera pesquisas que desenvolvem esta tecnologia, além de sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson. Fundou e dirige o Projeto Andar de Novo (Walk Again Project).
Membro das Academias de Ciência da França e do Brasil. Em 2004, foi apontado pela Revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade. Em 2015, a revista americana Foreign Policy elegeu Nicolelis como um dos cem pensadores de maior influência no mundo. Em 2020, coordenou o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus da região Nordeste do Brasil.
Autor dos livros: “Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas”; “Made in Macaíba – a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos Tapuias”; “O Cérebro Relativístico – como ele funciona e por que ele não pode ser simulado por uma máquina de Turing”; e “O verdadeiro criador de tudo – como o cérebro humano esculpiu o universo que nós conhecemos”.

Texto: Jornalistas Vanessa Bueno MTb.11.299 e Valentin Thomaz MTb. 19048 |Scom/ PMSL