Representantes da ELCA visitam a Faculdades EST

Chegaram ao Brasil na segunda-feira, dia 2 de outubro, Kaleb Sutherland e Ann Hightower, representantes da Igreja Evangélica Luterana na América (Evangelical Lutheran Church in America/ELCA). Durante a semana, ambos participaram de uma programação especial que contemplou a visita à Faculdades EST, percorrendo a história da instituição e de seus institutos e programas.

“A Faculdades EST mantém excelentes relações com instituições luteranas de várias partes do mundo. As relações têm grande valor para a nossa instituição. Ampliam a nossa visão de mundo, pois, através do diálogo, compartilhamos agendas temáticas e projetos”, relata o Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper, Diretor-geral da Faculdades EST.

“Em muitas das agendas e projetos, estabelecemos parcerias de trabalho colaborativo e solidário. De forma particular, a longa e estável relação de diálogos que mantemos com a ELCA é, para nós, uma fonte de inspiração, desafio e suporte concreto”, destaca o professor Valério.

Me. Dezir Garcia, Diretor de Gestão da Faculdades EST, destaca o histórico de duas décadas de cooperação com instituições parceiras. Ele relata que, diferentemente do apoio proporcionado pela ELCA para projetos isolados em oportunidades anteriores, a atual visita reflete o diálogo constante que, desde 2018, pretende culminar em um desenvolvimento institucional integral. Nos últimos anos, a Faculdades EST tem recebido estudantes da América Latina para os cursos de mestrado e doutorado com bolsas fornecidas pela ELCA.

“As duas pessoas que estiveram conosco, o Kaleb e a Ann, têm responsabilidade pelo programa de bolsas da ELCA. Isso é relevante para nós, porque temos muita vontade de ampliar nosso leque de atuação e formação na América Latina. O público luterano, que é objeto de nosso alcance, via de regra, carece de bolsas para fazer um curso. Interessa-nos sobremaneira o público latinoamericano para a área de EaD”, avalia.

“Após a visita, Kaleb dizia que estava agraciado pela recepção e pela potencialidade que a Faculdades EST oferece em termos de parcerias sustentáveis, duradouras e recíprocas, porque a eles também interessam as ações que estamos desenvolvendo aqui”, revela Dezir.

No campus, as pessoas visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a formação teológica oferecida pela EST e a tradição luterana no Brasil, além de visitar ambientes marcantes, como a Biblioteca da Faculdades EST, que guarda o maior acervo de Teologia Luterana da América Latina, entre outros. A agenda incluiu, ainda, o encontro com as autoridades institucionais e demais integrantes da comunidade acadêmica da Faculdades EST.

Para o Diretor-geral da Faculdades EST, as “relações com instituições internacionais têm sido uma fonte generosa de dádivas para a Faculdades EST. Parte significativa do que a EST representa nos contextos regional, nacional e internacional devemos àquilo que, graciosamente, recebemos das boas relações de parceria que nos acompanham há tantos anos. Podemos dizer, em síntese, que a teologia da graça é traduzida em relações de caminhada solidária entre instituições parceiras”.