Professora Dra. Marilu Rojas ministra curso sobre a Espiritualidade de Sor Juana Inés de la Cruz

Nos dias 25 e 26 de maio de 2023, a professora e pesquisadora Dra. Marilu Rojas Salazar, da Universidad Iberoamericana en Puebla e do Instituto Interreligioso do México, desenvolveu o curso “Sor Juana Inés de la Cruz: poética, espiritualidad y resistencia a los fundamentalismos religiosos”.

A organização do curso foi liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST e pelo Programa de Gênero e Religião (PGR) e representa uma continuidade do Projeto “Perspectivas feministas e decoloniais na Obra de Sor Juana Inés de la Cruz”, desenvolvido em 2022, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Edla Eggert (Escola de Humanidades da PUC/RS, Programas de Pós-Graduação em Teologia e em Educação) em parceria com o Dr. André S. Musskopf e Dra. Elisa Rodrigues (REDUGE/UFJF), Dr. Rodrigo Portella (NEC/UFJF) Dra. Marcia Blasi (NPG/PPG/EST), Dr. Júlio Cézar Adam (PPG/EST), Dra. Marli Brun (PGR/EST), Ma. Sabrina Senger (PGR/EST), Dr. Tiago (PPGTeol/PUCRS), Dra. Bettina Steren dos Santos (PPGEdu/PUCRS).

O curso “Sor Juana Inés de la Cruz: poética, espiritualidad y resistencia a los fundamentalismos religioso”, teve validade como componente curricular para estudantes da Pós-Graduação da Faculdades EST. Foi significativo para os e as participantes, por apresentar o contexto de Sor Juana Inés de la Cruz (nascida em 1648 no México) que, desde criança, lutou para poder estudar, se tornando um ícone do que na atualidade denominamos Teologia Feminista. O curso contemplou o estudo do feminismo, da teologia e da poesia de Sor Juana, inclusive, a análise do poema, entre eles, o mais conhecido no Brasil, intitulada “Hombres necios que acusáis”, que critica o machismo e a misoginia que se constituem como violência de gênero, violência contra as mulheres. Sor Juana, conforme ressaltou Marilu, foi vítima da pandemia de tifo. Seu falecimento ocorreu em 17 de abril de 1695.

Marilu Rojas Salazar é doutora em Teologia Sistemática pela Universidad Católica de Lovaina, Bélgica. Teóloga Feminista e Professora do curso de doutorado de Estudos Críticos de Gênero da Universidade Iberoamericana da Cidade de México e do curso de mestrado em Teologia e Mundo Contemporâneo do Departamento de Ciências Religiosas. É professora do curso de mestrado em Estudos de Gênero e Teologia na Comunidade Teológica do México. Pertence a TEIFEM (Teólogas e investigadoras do México). Diretora da Revista Sophias (Revista de Reflexão Interdisciplinar de Teologia Feminista), membra fundadora da Academia de Teologia do México da UPM, membro da DARE (Discernment and Radical Engagement) que pertence ao Conselho Mundial de Missão Mundial. Pertence à Rede TEPALI (Teólogas, pastoras e lideranças cristãs).

Nosso Programa de Pós-Graduação e o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST agradecem ao trabalho da Profa. Marilu, bem como sua disposição em transformar em artigos para a Revista Coisas do Gênero, a pesquisa apresentada no curso. Bem como, agradecemos desde já, por sua presença e conferência a ser realizada no VIII Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, que acontecerá em nossa Instituição, de 22 a 25 de agosto de 2023.