Oito de março

mulheres se abraçando oito de março

“O pensamento feminista restitui integridade ao ensino superior e assegura que preconceitos machistas não mais corrompam o conhecimento e o processo de aprendizagem.” (bell hooks, Ensinando pensamento crítico, 2020, p. 149)
Esta frase de bell hooks, pensadora norte-americana feminista e antirracista, traz os seguintes ensinamentos: ao machismo patriarcal é um câncer no ensino superior e o pensamento feminista é o antídoto. A superação desta doença é um horizonte de possibilidade, mas ainda não é uma realidade.
Isto justifica trazermos à nossa memória este dia dedicado à reflexão sobre a luta das mulheres de todos os tempos. Então, que o dia de hoje seja oportunidade de lembrarmos que devemos seguir trabalhando até o dia em que não precisaremos mais festejar um dia da mulher, pois todos os dias serão das mulheres.
A Faculdades EST, no seu afazer como instituição de ensino superior, soma-se solidariamente à luta das mulheres, trabalhando para que o “preconceito machista” não contamine o conhecimento e o processo de aprendizagem. Sonhamos com uma sociedade em que brote a justiça de gênero.

Faculdades EST, 8 de março de 2024
Equipe Diretiva