Livro Bordando Memórias: Histórias de Mulheres do Movimento da Reforma inspira a criação de espetáculo em Blumenau/SC

A convite da Escola Barão do Rio Branco, de Blumenau/SC, que celebra seu 70º aniversário, o Programa de Gênero e Religião (PGR) da Faculdades EST foi convidado a levar à cidade os quadros bordados que compõem o livro “Bordando Memórias: Histórias de Mulheres do Movimento da Reforma” e a exposição homônima.

A obra, publicada em 2019 pela Editora Sinodal, foi organizada pelo PGR, em parceria com a Associação Nacional da OASE e as 18 OASEs Sinodais que a compõem. Na ocasião, além da OASE, o PGR contou com o apoio da ACT Igreja Sueca para o processo de elaboração e publicação.

Na noite de estreia do espetáculo “Mulheres Reformadoras”, dirigido por Suellen Junkes, cerca de 600 pessoas puderam ter contato com as obras bordadas e adquirir o livro que inspirou a performance. Além das fotos bordadas de 18 reformadoras, o livro contém um resumo de suas histórias.

“A maior fonte de inspiração foi um material especial. Estava na cabeceira da minha cama e, de lá, enquanto dramaturga, retirei importantes informações. ‘Bordando memórias’ tem 104 páginas, organizadas por Marcia Blasi, Marli Brun e Wilhelmina Kieckbusch. Do livro, veio a ideia das molduras no palco e de ter imagens fotográficas durante todo o espetáculo. Vieram letras, palavras e muitas emoções. Uma mulher daqui, lendo histórias de mulheres, contadas por mulheres”, relata com emoção a professora Suellen, coordenadora do Barão Cultural e de Artes da Alameda Haus, de Blumenau/SC.

“Lembro que, na época que eu presidia a Associação Nacional da OASE, pedimos que cada OASE Sinodal assumisse o bordado da imagem de uma reformadora. Os desenhos, confeccionados pela artista Sônia Ingrid Kanitz, foram enviados pelo PGR às presidentes sinodais. Estas, junto com a diretoria, pediram que pessoas do seu sínodo bordassem. Pensar tudo isso serviu de inspiração à criação desse espetáculo traz um sentimento de que cada ponto bordado valeu a pena”, ressalta Wilhelmina Kieckbusch, uma das organizadoras do livro, ao prestigiar a exposição no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau/SC.

“Foi lindo trazer a exposição para minha cidade natal e assistir ao espetáculo ‘Mulheres Reformadoras’. Assistir jovens interpretando com tanta sensibilidade as histórias de Katharina von Bora, Katharina Schütz Zell, Árgula von Grumbach, Olímpia Fulvia Morata, Marie Dentière, Elisabeth von Meseritz Cruciger e Margarida de Navarra renovou a minha esperança de que um mundo com justiça de gênero e livre da violência contra as mulheres é possível”, avalia Roseli Krohn, teóloga formada pela Faculdades EST, que contribuiu com parte da histórias.

“Assim como estas que foram interpretadas, tantas outras mulheres, que ficaram esquecidas, podem e devem ganhar destaque. Elas mostram que é possível fazer um mundo melhor, que somos capazes de mudar conceitos, convenções e mostrar nossa força como mulheres”, destaca Roseli.

A Faculdades EST e o PGR foram representados no evento pela pastora e professora Dra. Marli Brun, pela teóloga Roseli Krohn e pela doutoranda Elis Regina Hoffmann. A pedido da pastora Silvia Beatrice Genz, presidente da IECLB, Marli representou a autoridade no evento, com grande honra.

A exposição “Bordando Memórias: Histórias de Mulheres do Movimento da Reforma” poderá ser apreciada até o dia 13 de novembro,  de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, na Sala de Exposição Johannastift, na Alameda Haus, em Blumenau/SC.

O Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST agradece à pastora orientadora da Associação Nacional da OASE, Márcia Hille, pela indicação da exposição para o evento; à catequista Rosilente Schultz, responsável pela Pastoral Escolar e ao professor Marcos da Silva, diretor geral da Barão do Rio Branco, pelo convite, acolhida e apoio para levar a exposição ao evento.

O PGR ainda parabeniza estudantes e toda a Escola Barão do Rio Branco, Coro Adulto Barão e Alameda Haus, coros e grupos de musicistas das paróquias Centro, Velha, Velha Central e Badenfurt (Blumenau/SC) e Orquestra Sinfônica Jovem Barão pelo espetáculo e pelo compromisso em dar visibilidade às histórias das mulheres do movimento da Reforma, ontem e hoje.

Crédito da imagem: Elis Regina Hoffmann