Impactos da Política de Justiça de Gênero: PGR recebe pesquisador visitante

O Programa de Gênero e Religião (PGR-EST) está desenvolvendo uma pesquisa que busca sistematizar os Impactos da Política de Justiça de Gênero (PJG) na Faculdades EST. A Política foi elaborada no ano de 2014 com acompanhamento do PGR e envolvimento da comunidade acadêmica. Foi aprovada em 2015 e, desde então, vem sendo implementada e assumida pela Instituição como um horizonte para transformar relações e estruturas historicamente injustas na perspectiva de gênero.

A pesquisa sobre os impactos da PGJ na Faculdades EST teve início em 2018 sob a coordenação do Prof. Dr. André S. Musskopf, à época integrante do PGR-EST. Em 2022 a pesquisa foi retomada e, na última semana, a Faculdades EST recebeu a visita do Prof. Dr. André, atualmente docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, e que participa do projeto como como colaborador externo. André também coordenou a pesquisa que resultou na publicação do livro “Teologia feminista e de gênero na Faculdades EST”, que serve de subsídio para a pesquisa atual.

A visita teve início na quarta-feira, dia 05 de abril, com a apresentação da pesquisa e o diálogo com o Diretor-Geral, Prof. Dr. Valério Schapper, e com a Diretora Acadêmica, Dra. Simone Imperatore.

No decorrer do cronograma da visita, parte da equipe trabalhou no levantamento e organização de dados, construção de instrumentos para sistematizar as informações coletadas e elaboração das ferramentas de análise. No dia 11 de abril, o encerramento do trabalho foi marcado por um momento de avaliação e planejamento, no qual se destaca a proposta do PGR-EST de socializar as metodologias de monitoramento e avaliação com organizações parceiras na América Latina e Caribe que possuem Políticas de Justiça de Gênero.

A equipe de pesquisa é composta por sua coordenação, Dra. Marli Brun e Ma. Sabrina Senger, as pesquisadoras bolsistas Eduarda Müller, Juliana Hoelscher Silveira, Samira Rossmann e Hanna Schwarzenberg, o pesquisador colaborador externo, Prof. Dr. André Musskopf, e acompanhada pela pesquisadora colaboradora interna, Profa. Dra. Marcia Blasi.

A visita do Prof. André proporcionou dias intensos de trabalho produtivo, repleto de novos conhecimentos, alegria a cooperação. Com o suporte e acompanhamento do pesquisador a equipe segue o trabalho da pesquisa.

O livro Teologia feminista e de gênero na Faculdades EST, do Prof. Dr. André S. Musskopf, está dividido em cinco capítulos e trata-se de um levantamento de produções da Graduação e Pós-graduação em Teologia da Faculdades EST. A obra está disponível na Internet (CLIQUE AQUI) e é utilizada por pesquisadores e pesquisadoras que trabalham a temática de gênero e Teologia no Brasil e no Exterior. A pesquisa que deu origem ao livro foi financiada pela Igreja da Suécia e a sua publicação teve o apoio da ICCO/Kerk in Actie.