A Facultad Evangélica de Estudios Teológicos (FEET), da CIEETS, parceira da Faculdades EST, concedeu à coordenadora de Gênero e Religião da instituição, pastora da IECLB, doutora Marli Brun, um certificado de reconhecimento pelo compromisso no ministério pastoral, na liderança de serviço e no acompanhamento de mulheres.
O mesmo reconhecimento foi entregue à ex-professora e estudante da Faculdades EST e atual executiva do Programa de Gênero da ACT Alliance, pastora doutora Elaine Neuenfeldt. Além delas, lideranças e pastoras da Nicarágua também foram condecoradas com a certificação, conforme informou a doutora Elis Regina Hoffmann, uma das organizadoras do evento.
A homenagem integrou a XXIX Cátedra Interdisciplinaria de la Mujer: “Fe y Justicia de Género”, que neste ano abordou o tema “Fe y género”, com a apresentação do argumentário teológico “Será de Dios?”, publicado pela Cop Justicia de Género LAC ACT.
Durante a entrega dos certificados, realizada em 25 de novembro de 2025, a Decana da FEET, professora Blanca Cortés Robles, destacou a relevância da atuação das homenageadas e de outras mulheres líderes:
“Hoy dedicamos este espacio académico para honrar la presencia, la voz y la obra de mujeres pastoras y líderes s que han marcado sendas nuevas en nuestras comunidades. Su pensamiento crítico, su capacidad de integrar fe, justicia y dignidad, y su valentía para desafiar estructuras que históricamente limitaron la participación de las mujeres, constituyen un aporte imprescindible para la construcción de una sociedad más equitativa. Reconocemos en ustedes la fuerza que transforma, la sensibilidad que humaniza y la visión que anticipa futuros más inclusivos. Su liderazgo, ejercido con sabiduría y compromiso, amplía los horizontes de la teología, dignifica las prácticas pastorales y abre oportunidades para que nuevas generaciones ejerzan su vocación con libertad.”
Tradução livre:
“Hoje dedicamos este espaço acadêmico para honrar a presença, a voz e a obra de mulheres pastoras e líderes que abriram novos caminhos em nossas comunidades. Seu pensamento crítico, sua capacidade de integrar fé, justiça e dignidade, e sua valentia para desafiar estruturas que historicamente limitaram a participação das mulheres constituem uma contribuição imprescindível para a construção de uma sociedade mais equitativa. Reconhecemos em vocês a força que transforma, a sensibilidade que humaniza e a visão que antecipa futuros mais inclusivos. Seu liderança, exercida com sabedoria e compromisso, amplia os horizontes da teologia, dignifica as práticas pastorais e abre oportunidades para que novas gerações exerçam sua vocação com liberdade.