Faculdades EST recebeu grupo de pesquisadores da Alemanha

Entre os dias 17 e 27 de março a Faculdades EST recebeu um grupo de pesquisadores e pesquisadoras da Universidade de Leipzig, da Alemanha.

Trata-se de um grupo de pesquisa sobre a Identidade do Culto Evangélico Luterano nos últimos 200 anos no contexto alemão e brasileiro.  A visita começou com a chegada em São Paulo, na manhã do dia 17, e seguiu com a vinda do grupo a São Leopoldo no dia 19 de março.

No Rio Grande do Sul, entre outros passeios, o grupo de pessoas pesquisadoras conheceu a sede da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil da IECLB, em Porto Alegre.  Já na região do Vale do Sinos, foram  organizadas visitas à cidades próximas como Ivoti, Estância Velha e Dois Irmãos, além de trajetos guiados no Campus da Faculdades EST e também no Morro do Espelho.  Estiveram no Brasil a Dra. Kerstin Menzel, Christian Boerger e Anna-Sophie Kern.

Este é um importante projeto de internacionalização e de pesquisa, envolvendo as áreas da Teologia, Liturgia, Homilética, Música, entre outras. A parceria do grupo de pesquisa internacional existe desde antes da pandemia de Covid-19 com reuniões regulares. No ano de 2021, a articulação resultou na realização de um simpósio internacional online, com grande participação e variada produção bibliográfica (alguns textos já publicados e outros no prelo). O grupo de pesquisa tem financiamento da Deutsch Forschungsgesellschaft.

No mês de maio deste ano, o Prof. Dr. Julio Adam, o Prof. Dr. Marcelo Saldanha, o Prof. Dr. Louis Marcelo Illenseer, o Dr. Romeu Martini, e a Ms. Fabiane Luckow viajam para Leipzig para uma rodada de atividades.

“Nós tivemos um excelente tempo no Brasil com os colegas da EST.  Um tempo cheio de insights emocionantes sobre o contexto da igreja da IECLB, bem como sobre o trabalho diversificado e impressionante dos vários institutos e instalações de pesquisa no Morro do Espelho.  Portanto, o início de nosso projeto de pesquisa foi um sucesso total – e agora estamos ansiosos para receber nossos colegas brasileiros em Leipzig em maio”, diz Christian Boerger.

Participam do projeto as seguintes pessoas:

Alemanha: Prof. Dr. Alexander Deeg, Dra. Kerstin Menzel, Christian Boerger, Anna-Sophie Kern, Uwe Steinmetz

Brasil: Prof. Dr. Julio Adam, Dr. Marcelo Saldanha, Dr. Louis Marcelo Illenseer, Dr. Wilhelm Wachholz, Dr. Romeu Martini e Ms. Fabiane Luckow.