Faculdades EST realiza tradicional Noite de Intercâmbio

No último domingo, dia 22, a Noite de Intercâmbio reuniu estudantes que viajaram à Alemanha e a Cuba no último ano. Na ocasião, o grupo teve a oportunidade de compartilhar os relatos das experiências obtidas por intercambistas nos países de destino, além de desfrutar de uma confraternização temática com comidas e bebidas típicas das nações visitadas.

A atividade é promovida anualmente, em outubro, pelo Setor de Intercâmbio. No retorno ao formato presencial em 2023, a Noite de Intercâmbio aconteceu no auditório Schlieper. A Faculdades EST possui uma longa tradição de intercâmbios internacionais com instituições parceiras ao redor do mundo.

Em 2022, um grupo de discentes estudou por um ano na Augustana-Hochschule, em Neuendettelsau (Alemanha). Em agosto de 2023, outro grupo participou do Seminário Interinstitucional com o Seminário Evangélico de Teologia, em Matanzas (Cuba). Na Noite de Intercâmbio, ambas as experiências foram compartilhadas com demais discentes e docentes da Faculdades EST.

“Houve uma exposição sobre a troca de saberes proporcionada pelo intercâmbio. Tivemos a experiência de conhecer a cultura alemã para entender como eles desenvolvem seu saber teológico. Também tivemos a oportunidade de estagiar em uma comunidade, por um mês, na Alemanha, entre outras vivências. Foi uma noite muito enriquecedora, que cativou estudantes de Teologia que farão intercâmbio no próximo ano”, relata o estudante do Bacharelado em Teologia Jonatan Alexandre Goltz, que integrou o grupo em viagem à Alemanha.

O Prof. Dr. Nilton Eliseu Herbes, coordenador do Setor de Intercâmbio, conta que o intercâmbio é uma possibilidade para estudantes da Faculdades EST desde a década de 1970. “Normalmente discentes de graduação permanecem por um ano em uma outra instituição de ensino superior, onde estudam e aprimoram seus conhecimentos”, detalha.

“Há diferentes programas. Temos o programa de pesquisa para doutorado, com a duração de dois semestres de pesquisa no exterior. Há, também, programas com menor duração, como seminários interinstitucionais”, complementa o professor Nilton, que reforça a importância do intercâmbio como uma oportunidade para que discentes ampliem horizontes educacionais e culturais.

Ana Luiza Knaak Geppert, aluna do Bacharelado em Teologia, destaca o acréscimo positivo do intercâmbio na experiência de vida. “A Noite de Intercâmbio dá a oportunidade de contarmos um pouquinho sobre essa vivência tão rica; no meu caso, do tempo que passei em Cuba. Além disso, os relatos motivam e inspiram novas pessoas a participarem dessa aventura. Cada vez mais, a Faculdades EST cria oportunidades e estende laços com novos lugares no mundo”, reflete Ana.

Crédito da imagem: Setor de Intercâmbio/Faculdades EST