Na próxima segunda-feira, dia 17 de novembro, estreia o PodEST, o podcast oficial da Faculdades EST. Com produção jornalística e apresentação de Franceli Stefani e imagens e edição de Felipe Fernandes, o programa nasce como um espaço para conversas que inspiram, com pessoas que fazem, criam e transformam.
O PodEST será quinzenal e trará diálogos sobre temas que fazem parte da vida acadêmica e institucional da EST, como educação, pesquisa, fé, arte, diversidade e compromisso social. A proposta é aproximar a comunidade interna e externa da riqueza de saberes, experiências e histórias que permeiam a trajetória da Faculdades EST.
“O podcast é mais uma forma de ampliarmos o diálogo e compartilharmos o conhecimento que se constrói aqui, sempre com base em valores humanos, éticos e comunitários”, salienta o diretor geral da instituição, professor doutor Valério Guilherme Schaper. De acordo com ele, a proposta é que o programa seja uma ponte entre a academia e a sociedade. “Queremos mostrar o quanto a formação integral é capaz de gerar transformação”, destaca.
E o episódio de estreia chega em um momento especial: em 2026, a Faculdades EST completa 80 anos de história, reafirmando seu compromisso com a excelência acadêmica e a sensibilidade humana que marcam seus cursos de Teologia, Música e Musicoterapia.
Para abrir a série, o episódio inaugural aborda um tema que é sinônimo de emoção e transformação: a música. O convidado é o vocalista do Grupo Tchê Guri, Lê Vargas, integrante do grupo Tchê Guri, com mais de 30 anos de carreira, 18 CDs gravados, duas produções em vinil e uma indicação ao Grammy Latino. Uma trajetória que traduz a força da arte como expressão da vida.
Ele, que estudou na Faculdades EST, se considera um “estcheiro”, fala sobre empreendedorismo e carreira musical. Morador de São Leopoldo, tem um carinho muito grande pelo câmpus. Em sua época de estudante, além de aprender, dividir, fez muitos amigos e amigas. “Além do conhecimento, eu sabia que teria aqui com professores e colegas, o ambiente da instituição me fez pensar de uma outra forma minha profissão como músico”.
O episódio completo poderá ser conferido no canal do YouTube da instituição.