Faculdades EST é representada na Alemanha por Grupo de Pesquisa

Um grupo de pessoas pesquisadoras da Faculdades EST está passando uma temporada na Alemanha em um projeto de internacionalização e de pesquisa, envolvendo as áreas  da Teologia, Liturgia, Homilética e Música.

O Prof. Dr. Julio Cézar Adam, o Prof. Dr. Marcelo Saldanha, o Dr. Romeu Martini (pesquisador associado), o Prof. Dr. Louis Marcelo Illenseer e a Doutoranda em Teologia Fabiane Luckow, participam de uma série de encontros, visitas e atividades em algumas cidades e instituições de ensino no país europeu.

Entre as atividades está o encontro do importante grupo bilateral Faculdades EST – Universität Leipzig, que se dedica aos estudos sobre as transformações do Culto Evangélico Luterano. Em relação aos vários pontos turísticos, as pessoas pesquisadoras conheceram Wittenberg, berço da Reforma, e a Igreja de São Tomás, templo Luterano localizado em Leipzig, onde estão  depositados os restos mortais de Johann Sebastian Bach, compositor, regente e um dos  maiores expoentes da música mundial.

A parceria do grupo de pesquisa, que tem financiamento da Deutsch  Forschungsgemeindschaft (https://www.dfg.de/), existe desde antes da pandemia de Covid-19 com reuniões regulares. No ano de 2021, a articulação resultou na realização de um simpósio internacional online, com grande participação e variada produção bibliográfica (alguns textos já publicados e outros no prelo).

Em março deste ano, a Faculdades EST recebeu o grupo de pesquisadores e pesquisadoras da Universidade de Leipzig em suas dependências.

O grupo da Alemanha é formado pelas seguintes pessoas pesquisadoras, Prof. Dr. Alexander Deeg, Dr. Kerstin Menzel, Dr. Uwe  Steinmetz,  Christian Boerger e Anna-Sophie Kern. No lado brasileiro faz parte ainda o Prof. Dr. Wilhelm Wachhol.