Explorando o Sabor e a História: alunos e alunas do Mestrado Profissional desbravam o Vale dos Vinhedos

No sábado, dia 13, mais de 50 alunos e alunas do Programa de Mestrado Profissional da Faculdades EST embarcaram em uma jornada cultural e turística pelo charmoso Vale dos Vinhedos, localizado no coração do Rio Grande do Sul. Com o sol despontando no horizonte, a saída foi marcada pontualmente às 07h30 da Faculdades EST, abrindo caminho para um dia repleto de descobertas e experiências enriquecedoras.

O roteiro meticulosamente planejado incluiu três cidades que respiram história e tradição: Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Garibaldi. Cada parada revelou um capítulo único dessa região rica em cultura, vinícolas e paisagens pitorescas.

O grupo teve a oportunidade de começar o dia explorando a loja de fábrica da Tramontina, em Carlos Barbosa. Ali, a manhã ganhou um tom de autenticidade, permitindo que os visitantes mergulhassem nas origens da produção artesanal local, despertando os sentidos para a qualidade impecável dos produtos.

A jornada continuou com uma visita guiada à Vinícola Aurora, onde a tradição vinícola do Vale dos Vinhedos se desdobrou diante dos olhos dos e das estudantes. Cada garrafa contava uma história única, testemunhada pela arte de séculos de produção de vinho.

A estação Férrea e a chegada da Maria Fumaça, em Garibaldi, foram momentos marcantes que transportaram os e as participantes para uma época onde o vapor e o som característico dos trens permeavam o cotidiano. O almoço, no prestigiado Restaurante do Parque da FENACHAMP, foi uma celebração gastronômica, onde a culinária regional se uniu ao requinte em uma experiência única.

A tarde reservou novas paisagens e sabores, com destaque para a visita à Vinícola Miolo, em Bento Gonçalves. O foco não foi apenas o vinho, mas a imersão na beleza dos parreirais e na arquitetura encantadora que caracteriza o interior do Vale dos Vinhedos.

O tour chegou ao seu ápice com a visita à Vinícola Perterlongo, em Garibaldi. Ali, a tradição secular e a inovação se fundiram em uma sinfonia de sabores que deixou uma marca indelével nos paladares dos e das visitantes.

O retorno à rotina teve um toque de doçura, com uma parada estratégica na tenda das frutas em São Vendelino. Um café reanimador, acompanhado do tradicional pastel e da famosa Salada de Frutas, encerrou o dia de exploração.

Este passeio, mais do que uma simples excursão, foi uma jornada de aprendizado e enriquecimento para os e as participantes. A riqueza cultural, aliada à tradição vinícola, proporcionou uma experiência única que transcendeu as salas de aula. Os alunos e as alunas do Programa de Mestrado Profissional da Faculdades EST não apenas testemunharam, mas mergulharam na história viva do Vale dos Vinhedos, trazendo consigo não só conhecimento, mas também uma apreciação renovada pela cultura e pela excelência enraizadas nessa região única do Brasil