EST e ESEP realizam “abraço às emoções” no Centro de São Leopoldo

Na manhã do último sábado (24/09), alunos e alunas da Faculdades EST e da Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP) estiveram na Rua Independência, região central de São Leopoldo, oferecendo um “abraço às emoções” aos transeuntes.

Na atividade, as pessoas, que assim desejaram, receberam um abraço de alguém que estava de olhos vendados, no intuito de levar conforto e acolhimento. Aliás, a hashtag da ação foi #vocênãoestásozinho. A atividade faz parte da programação do Setembro Amarelo e foi articulada através do Centro Beatitude.

Para a coordenadora pedagógica dos cursos técnicos da Esep, Valéria Bock, a ação realizada no último sábado simboliza a importância do cuidado amoroso com as pessoas neste tempo de saúde mental fragilizada. Abraços salvam vidas! Vimos a emoção e a alegria com que as pessoas receberam e deram abraços!. Algumas manifestaram que estavam precisando muito deste abraço, dizendo estarem ansiosas e depressivas.

Entre as pessoas que participaram da ação está a estudante Maria Riegel. Ao oferecer um abraço, ela recebeu um presente de uma das pessoas pedestres: chocolates. A medida mostra o acolhimento e adesão que a proposta teve.

Sobre o Setembro Amarelo

Desde o ano de 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o chamado Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Em 2022, o Setembro Amarelo tem como lema “A vida é a melhor escolha!”. O Brasil teve um aumento de 8% dos casos de suicídio entre 2014 e 2019.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O telefone do CVV é o 188.