Entrevista com o professor Oneide Bobsin

No ano em que a Faculdades EST comemora 75 anos de história, pesquisa e tradição, celebramos também os 40 anos da inclusão do componente de Ciências da Religião no currículo dos cursos da instituição.

Considerando a diversidade cultural e religiosa do nosso país, esse é um marco de grande importância para o contexto teológico brasileiro, pauta que ganhava relevância no cenário mundial e que encontrou terreno fértil para debates na Faculdades EST, vinculando-se a sua essência institucional.

Para marcamos essa data, o professor Oneide Bobsin mediará a live de lançamento do E-book “Ciências da Religião: uma hóspede impertinente”, publicação em que foi organizador, junto ao professor colaborador do PPG da Faculdades EST, Marcelo Ramos Saldanha. Como convidado, teremos um dos autores do e-book, o professor emérito da Universidade Livre de Amsterdam e ex-docente de Estudos da Religião na Faculdades EST, André Droogers.

Além de comentar os textos, a atividade irá recapitular a história da Ciências da Religião na instituição. A live será realizada na próxima quinta-feira (22/04) às 10h30 pelo canal da Faculdades EST no Youtube e pela página no Facebook. Não é necessário inscrição para acompanhar a transmissão.

Para contextualizar essa data, convidamos o professor Oneide Bobsin, que nos concedeu uma entrevista sobre os 40 anos do componente de Ciências da Religião na Faculdades EST.

Confira a entrevista:

Comente a trajetória do componente de Ciências da Religião na Faculdades EST:
A trajetória do componente Ciências da Religião tem relação com a identidade do curso de teologia iniciado em 1946, após Segunda Guerra Mundial. A então Escola de Teologia e posterior Faculdade de Teologia sempre se pautaram por uma reflexão acadêmica em diálogo com outras ciências. O pensar teológico dialogava com as perguntas dos cientistas sem esquecer as questões das pessoas da vida comunitária de fé.

Entrei na Faculdade de Teologia em 1975. Naquele ano já estávamos num novo currículo. Inclusive tivemos, pelo CADES, uma participação na reforma dos estudos teológicos. Uma das tônicas era a inserção nas reflexões teológicas em contexto brasileiro. Afinal, a IECLB, Mantenedora teológica da Faculdade de Teologia, busca uma inserção maior no contexto brasileiro com suas mazelas sociais, contradições e pluralismo religioso pouco colaborativo. IECLB se define com Igreja de Jesus Cristo no Brasil.

Foi esta trajetória e este contexto que favoreceram as tratativas para que CR entrasse no Currículo?
Sim, acho que esta contextualização nos mostra que a Ciências da Religião não aparece oportunisticamente. Há uma trajetória, um contexto e uma identidade. Por estas razões que hoje temos uma Licenciatura em Ciências da Religião, na modalidade EaD. As situações não nascem de cabeças de gênios de uma ora para outra. Se assim o fossem, não se sustentariam.

Sabes sobre as articulações para que tal componente se tornasse viável por volta de 1980?
Não podemos esquecer que a Direção da IECLB teve um papel importante neste processo. Com suas articulações internacionais obteve muitos impulsos da Missão das Igrejas Reformadas na Holanda. Aliás, cabe dizer que centros universitários da Holanda foram pioneiros na institucionalização das Ciências da Religião mais ou menos cem anos antes do componente fazer parte de nosso currículo da Faculdade de Teologia, a qual, por volta de 1985 tornou-se a Faculdades EST. O professor André Droogers, pioneiro como docente, veio da Holanda onde era professor de antropologia. Ele havia atuado como pesquisador por cinco anos num país africano.  Depois de André veio a professora Saskia Ossewaarde, também da Holanda. Como vemos, a parceria oportunizada pela IECLB trouxe grandes impulsos para a Faculdade de Teologia e posterior Escola Superior de Teologia.  Também recebi Bolsa da Missão das Igrejas reformadas para a pós-graduação.

Como o componente Ciências da Religião passou para os cursos de Pós-Graduação na Faculdades EST?
Introdução a Ciências da Religião faz parte do currículo da Pós-Graduação da Faculdades EST – Mestrado e Doutorado, bem como no Mestrado Profissional com outros termos, mas o conteúdo é o estudo das religiões numa perspectiva científica. CR atua como campo interdisciplinar, passando a ser um suporte importante para nos situarmos num pais com um forte pluralismo religioso em concorrência agressiva. CR colabora na busca do diálogo entre igrejas e religiões. Afinal, a verdade não tem dono.

O E-book “Ciências da religião: uma hóspede impertinente”, reflete uma trajetória e identidade da Faculdades EST?
Logo, terá futuro. A licenciatura em Ciências da Religião, que atua, entre outros objetivos, na formação de docentes para o Ensino Religioso, é um caminho para a busca de cursos de pós-graduação Lato Sensu e, talvez, uma linha de pesquisa no Mestrado Profissional. Por fim, é uma impertinência que transfecunda as áreas do saberes. É uma instigante impertinência.

Mais alguma palavra?
Não sei de onde tirei a ideia, mesmo assim a expresso como minha: Deus não é religioso. Graças a Deus.

Fonte: Setor de comunicação e marketing