Diálogo Inter-religioso: estudantes e professora da Faculdades EST e pessoas convidadas visitam Sinagoga em Porto Alegre

Em um encontro enriquecedor entre acadêmicos e a comunidade judaica, um grupo representativo da Faculdades EST visitou a Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA), destacando o compromisso da instituição com a diversidade cultural e religiosa.

Acompanhados pela professora Me. Marie Krahn, os e as estudantes dos cursos de graduação, Mestrado Profissional e Doutorado exploraram a riqueza cultural e religiosa da sinagoga, enaltecendo os laços que unem a Faculdades EST e a SIBRA. A atividade integra a proposta de ampliar o conhecimento da língua hebraica e compreender as práticas religiosas judaicas.

A calorosa recepção do Rabino Guershon Kwasniewski, líder espiritual da comunidade, foi um ponto alto da visita. O rabino, em uma demonstração de profundo respeito à diversidade religiosa, reconheceu a importância do encontro no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro.

Durante o diálogo, o Rabino Guershon não apenas acolheu os e as visitantes, mas também expressou sua admiração pela recente fala do Dr. Martin Dreher. Este último, no lançamento das atividades dos 200 anos da imigração alemã em 14 de janeiro, ressaltou o relacionamento positivo entre luteranos e judeus no passado. O rabino enfatizou a relevância histórica dessas conexões e sua gratidão pela amizade estreita entre a Faculdades EST e a SIBRA.

A professora Marie Krahn, por sua vez, expressou sua gratidão ao Rabino Guershon pela oportunidade de estabelecer e fortalecer esses laços de amizade. A visita não foi apenas um mergulho nas tradições judaicas, mas também um testemunho vivo da importância do diálogo inter-religioso e intercultural no contexto acadêmico.

Este encontro marcante não só enriquece o conhecimento dos e das estudantes da Faculdades EST, mas também reforça a mensagem de respeito, entendimento e cooperação entre diferentes comunidades. O desejo da professora Marie é que “estes encontros e diálogos possam continuar acontecendo, consolidando o compromisso da Faculdades EST com a promoção da diversidade e do entendimento mútuo. Shalom!”