Um novo espaço dedicado ao desenvolvimento de mulheres empreendedoras passou a integrar o ecossistema de inovação e formação de São Leopoldo. O Clube Donas do Conteúdo, idealizado pelas administradoras Ana Kauer, Bianca Silveira e Pâmela Maia, foi lançado na quinta-feira, 20 de novembro de 2025, na Faculdades EST. O projeto nasce com a proposta de oferecer apoio, capacitação e oportunidades para mulheres que buscam empreender com propósito.
Mais do que um grupo de formação, o Clube apresenta-se como um movimento pensado para fortalecer redes de relacionamento, ampliar a visibilidade de iniciativas femininas e estimular parcerias estratégicas. “Queremos oferecer ferramentas práticas para desenvolvimento de habilidades, ampliação de redes e criação de conexões reais, especialmente para mulheres que estão iniciando sua jornada empreendedora”, destacou Pâmela.
A estreia oficial ocorreu em um evento que reuniu palestra, sessão de fotos profissionais e um coquetel de integração. Atividades pensadas para refletir a essência do projeto: conhecimento, visibilidade e comunidade. A Faculdades EST é apoiadora da iniciativa e sediará o espaço. “A instituição tem ações focadas no empreendedorismo social local que vêm ao encontro do nosso foco e abriu sua estrutura para as nossas atividades”, explicou Bianca.
As idealizadoras descrevem o Clube como um espaço de inquietação positiva, curiosidade e desejo de abrir caminhos. O evento também contou com uma ação solidária: cada participante foi convidada a doar um litro de leite, destinado a uma instituição local que acolhe crianças.
A Faculdades EST como aliada
Durante o encontro, o diretor-geral da Faculdades EST, professor doutor Valério Guilherme Schaper, recebeu as participantes e reforçou a importância da instituição no histórico de pesquisa e formação sobre a condição das mulheres na sociedade brasileira. Ele destacou que a EST, há mais de três décadas, desenvolve ações voltadas ao protagonismo feminino, ao empreendedorismo social e à formação crítica.
Em sua fala, Schaper lembrou que, por muito tempo, direitos básicos foram negados às mulheres, como acesso à educação, participação política e autonomia econômica. Por isso, disse ter se identificado com o lema do evento, especialmente com a expressão “empreender com propósito”.
“Propósito vem do latim e significa aquilo que é posto adiante, que aponta para o futuro. É muito animador ver este salão cheio de mulheres que, rompendo paradigmas, estão aqui porque estabeleceram propósitos para sua vida. Até pouco tempo, os propósitos das mulheres eram condicionados aos da família ou do marido. Ter projetos pessoais era negado”, afirmou.
Ele reforçou ainda o compromisso da instituição com o apoio à autonomia feminina: “A Faculdades EST vem trabalhando há mais de 30 anos para que mulheres conquistem o direito de determinar sua vida e construir seus próprios projetos. Aqui vocês encontrarão não apenas espaço físico, mas uma aliada para os passos que estão dando nesta jornada de empreender e transformar a sociedade.”
Um movimento que nasce de um propósito comum
O Clube Donas do Conteúdo surgiu da união de três trajetórias que se cruzaram a partir do desejo comum de apoiar mulheres no processo de empreender. “Há muitos anos eu tinha o sonho de ajudar mulheres a iniciarem seus negócios. Conheci a Bianca e a Ana em momentos distintos e percebemos que tínhamos o mesmo objetivo”, recorda Pâmela Maia.
Cada idealizadora contribuiu com sua área de atuação. Pâmela Maia é administradora especializada em Gestão de Pessoas; Bianca é administradora com foco em Recursos Humanos e Ana é administradora atuante em Gestão de Vendas e Processos.
“Muitas empreendedoras se sentem sozinhas, sem um ambiente acolhedor para compartilhar dores, dúvidas e aprendizados. O Clube nasceu exatamente para ser esse lugar de troca e apoio”, afirmou Bianca. Ana ressaltou que muitas mulheres começam a empreender sem acesso a conhecimentos essenciais, como comercialização, vendas e marketing digital. “Queremos ser uma ponte para este aprendizado.”