24ª edição do Curso Oscar Romero contou com a assessoria do Programa de Gênero e Religião

A 24ª edição do Curso Oscar Romero, realizado em Santa Maria, entre os dias 08 e 11 de janeiro, contou com a assessoria do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. Sob o tema “Entre avanços e recuos: colonialismo, patriarcalismo, CEBs e Amizade Social”, o curso reuniu 60 participantes.

A condução do primeiro dia do evento ficou a cargo da teóloga Ma. Sabrina Senger, coordenadora do Programa de Gênero da Faculdades EST. Sabrina destacou a importância das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), ligadas, em especial, à Igreja Católica, como agentes de transformação incentivados pela Teologia da Libertação.

Ao abordar o Colonialismo e suas influências, explorando temas como identidade de gênero, sexualidade, raça e etnia, sob a perspectiva de teólogas feministas decoloniais da libertação, Sabrina ressaltou a relevância de conceitos debatidos por autoras latino-americanas, promovendo uma profunda reflexão sobre os desafios da atuação comunitária cotidiana.

A Comissão Organizadora destacou que pandemia de Covid-19 impactou negativamente nas propostas formativas como esta. No entanto, as CEBs continuam a representar um vital espaço de atualização, formação e articulação, mesmo diante de desafios político-econômicos. Também destacam que a proposta metodológica e a temática foram aclamadas pelo grupo participante, que apontou a eficácia do método ver-julgar-agir ao analisar os paradigmas colonialistas.

A 24ª edição do Curso Oscar Romero, marcado por canções, celebração, amizade e reflexões críticas, revelou-se um ponto crucial para atualização e formação, reafirmando o compromisso do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST na promoção de lideranças comunitárias ao longo de seus 10 anos de existência. Uma prova da constante relevância desse programa na transformação social e religiosa.