Seminário de Homilética inicia na Faculdades EST e debate práticas da pregação contemporânea

O Seminário On-line de Homilética – O Espírito e as Vozes da Pregação na Atualidade começou nesta segunda-feira (18), reunindo vozes diversas da teologia latino-americana em torno da reflexão sobre a prática da pregação cristã. A abertura contou com a participação do diretor-geral da Faculdades EST, professor Valério Schapper, que ressaltou a relevância do encontro como espaço de diálogo e formação para a homilética contemporânea.

O Seminário On-line de Homilética – O Espírito e as Vozes da Pregação na Atualidade começou nesta segunda-feira (18), reunindo vozes diversas da teologia latino-americana em torno da reflexão sobre a prática da pregação cristã. A abertura contou com a participação do diretor-geral da Faculdades EST, professor Valério Schapper, que ressaltou a relevância do encontro como espaço de diálogo e formação para a homilética contemporânea. “Esta atitividade é um momento fundamental de escuta e de trocas entre tradições. É uma alegria para a Faculdades EST partcipar de uma iniciativa que conecta pesquisa, prática pastoral e compromisso com a transformação social”, destacou.

O docente da Faculdades EST, coordenador da Rede Latino-Americana de Homilética (RedLah) e atual presidente da Societas Homiletica, professor Júlio Cézar Adam, conduziu a conferência inicial. Ele enalteceu a importância da polifonia de vozes e do fortalecimento da Rede como parte do processo de preparação para a conferência internacional da Societas Homiletica, que será realizada no Brasil, em 2026. “Teremos, nesses dias, uma rica oportunidade para escutar e dialogar com diferentes vozes da pregação na América Latina, fortalecendo a troca de experiências e a reflexão sobre nossa prática”.

Programação desta terça-feira (19/08)

14 às 15 horas

  • Painel – Pregação Pentecostal: História, Pneumatologia, Hermenêutica e Prática – com Alan Brizotti (pastor batista, pesquisador e professor na FUV-ES), Kenner Terra (pastor da Igreja Batista de Água Branca, pesquisador em Teologia e Pentecostalismo), e Yadetzí Rodríguez Sequera (pastora e docente no Seminário Sudamericano SEMISUD, Quito/Ecuador).

Mediação de Tiago Samuel Lopes de Carvalho, doutor em Antigo Testamento pela Faculdades EST.

15 às 16 horas

  • Debate

19h às 21h

  • Pregação, com Valéria Cristina Vilhena, teóloga ecotransfeminista antirracista, pastora ordenada e coordenadora nacional da EIG – Evangélicas pela Igualdade de Gênero.