Programação do Seminário Internacional e XXV Simpósio de História da Imigração e Colonização continua nesta terça-feira

Abertura oficial ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 12, com a presença de diversas autoridades

A programação do Seminário Internacional “História das Migrações no Contexto dos 200 anos de Migrações Alemãs para o Brasil” e do XXV Simpósio de História da Imigração e Colonização segue nesta terça-feira, 12, após a abertura oficial realizada na noite da segunda-feira, dia 11, com a conferência do professor doutor Martin Norberto Dreher, do Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL). O evento acontece no prédio H da Faculdades EST, em São Leopoldo, e se estende até o dia 14 de novembro.

“Nosso evento tem como foco principal propor a discussão dos conceitos de imigração e colonização em âmbito internacional. Como foro de discussão, o encontro promovido pelo Instituto Histórico de São Leopoldo e pela Faculdades EST, em co-promoção com a Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras, congrega pesquisadores e pesquisadoras dos mais diversos níveis, desde a Graduação até a Pós-Graduação, desde historiadores e historiadoras municipalistas à comunidade em geral”, salienta o diretor geral da Faculdades EST, professor doutor Valério Guilherme Schaper.

Pessoas participantes do evento

Entre os participantes da abertura oficial, o prefeito de São Leopoldo Ary José Vanazzi; o Cônsul-Geral da República Federativa da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn; o presidente da Comissão Estadual Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e Subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, o professor doutor Rafael Gessinger; a presidente do Instituto Histórico de São Leopoldo e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora doutora Karen Pupp Spinassé.

Na plateia, as seguintes autoridades: o decano da Escola de Humanidades, professor Luiz Rohden, representando o Reitor da Unisinos; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, representando o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Miguel Frederico do Espírito Santo; o pastor Carlos Eduardo Müller Bock, pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos; o presidente da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras, professor  João Vítor Sand Theisen; o diretor-geral do Colégio Sinodal, o professor Ivan Renner; representando o Museu Histórito Visconde de São Leopoldo, Cinara Jung e Ingrid Marxen e a integrante do Instituto Histórico de São Leopoldo e, no ato, representando a Associação Nacional de História – Seção Regional do Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), professora doutora Rosane Marcia Neumann; o professor doutor Marcos Antonio Witt, também membro do Instituto Histórico de São Leopoldo, e o coordenador-geral do evento.

Exposição sobre a história das migrações
Durante os quatro dias do evento, o público pode visitar, no térreo do prédio H, a exposição “Jornada para o Brasil: História das Migrações de Povos de Língua Alemã”. A mostra, organizada pelo Instituto Martius Staden (São Paulo), Embaixada Alemã no Brasil, Fundação Visconde de Porto Seguro, Instituto Histórico de São Leopoldo e Editora Oikos, apresenta 30 banners que narram a trajetória e o legado da colonização de língua alemã no Brasil. O material foi cedido pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA).

O catálogo da exposição e o livro do professor Martin Dreher, que trata da mesma temática, estão disponíveis para compra na banca da Editora Oikos.

Programação do dia
Nesta terça-feira, a programação inclui debates e mesas temáticas voltadas para o aprofundamento das questões históricas e culturais relacionadas às migrações. Além disso, a parte festiva do evento ocorrerá no dia 12, com uma homenagem especial ao bicentenário das migrações alemãs para o Brasil.

Atividades e público
A programação reúne pessoas acadêmicas, professores e professoras, estudantes, pesquisadores e pesquisadoras e integrantes da comunidade para refletir sobre o impacto das migrações na formação da identidade brasileira. A exposição e as discussões buscam não apenas resgatar a história, mas também entender como ela molda o presente e influencia o futuro.

Sobre o evento
Conforme o coordenador do seminário, professor doutor Marcos Antônio Witt, a expectativa é de grande adesão. “A programação foi pensada para abordar o tema das migrações de forma abrangente e multidisciplinar, um tema essencial para compreender o contexto histórico e cultural do Brasil”, destaca.

Inscrições e informações
As inscrições continuam abertas e devem ser feitas pelo site da Faculdades EST. O valor varia de R$ 40 a R$ 100. Mais informações estão disponíveis no site https://est.edu.br/eventos/seminarioihsl/ ou pelo e-mail xxvsimposioimigracao@gmail.com.