FACULDADES EST LANÇA VESTIBULAR SOLIDÁRIO

Processo seletivo de Teologia ocorre até 30 de junho

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno no curso de Bacharelado em Teologia (presencial e EaD – itinerários Confessional IECLB e comum) da Faculdades EST, localizada em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Nesse semestre a instituição apresenta uma novidade: o Vestibular Solidário. Há isenção da taxa. A pessoa candidata é convidada a doar, qualquer valor, para quem foi vítima da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul.

Para se inscrever, é necessário acessar o Portal de Inscrições ao Vestibular (https://bit.ly/3yGNmzP), até o dia 30 de junho. As provas serão online, após a confirmação da inscrição, devendo ser realizadas até o dia 1º de julho. A divulgação dos resultados será na Central do Candidato, sempre às quartas-feiras, no período de 29 de maio a 3 de julho.

De acordo com o diretor-geral da Faculdades EST, o doutor Valério Guilherme Schaper, não há quantia determinada, cada pessoa doa conforme puder. “A inscrição será um gesto de solidariedade, transformando a entrada na instituição uma oportunidade de fazer a diferença. Estamos convidando as pessoas interessadas para se juntarem a nós nessa missão, através de doações voluntárias. Qualquer valor é bem-vindo e será utilizado para apoiar as ações de acolhimento que realizamos em nosso campus”.

Desde o início de maio, a instituição recebe mais de 60 pessoas desabrigadas, vítimas das cheias. “Nosso campus se transformou em um lar temporário para essas famílias e como local de apoio para cerca de 70 profissionais da Força Nacional”, explica Schaper. Segundo o diretor-geral, esse é o espírito que mantem a Faculdades EST há quase oito décadas sendo referência em ensino e solidariedade. “A participação no Vestibular Solidário não só abre as portas para o futuro acadêmico de quem se inscrever, mas também ajuda a construir um futuro melhor para quem mais precisa neste momento”.

Os valores doados devem ser encaminhados através da chave PIX: doe@est.edu.br, criada no Banco do Brasil, especialmente para essa finalidade, em nome da Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura – ISAEC / Faculdades EST, com CNPJ 96.746.441/0007-00.

Sobre o Bacharelado em Teologia

O Bacharelado em Teologia da Faculdades EST tem nota máxima na avaliação do Ministério de Educação (MEC). A história de oito décadas é tecida com dedicação à formação teológica de ministros e ministras da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e, também, para aquelas pessoas que buscam atuar em cenários religiosos contemporâneos. Além da modalidade presencial, a instituição oferta o curso no itinerário Confessional IECLB e no itinerário Comum, nas modalidades presencial e EaD.

A formação híbrida para o Ministério Ordenado na IECLB, autorizado pelo Conselho da Igreja (CI) em 2023, orienta-se pela consolidação de vínculos com as comunidades e contempla dupla certificação: o itinerário comum de Formação Teológica em nível de bacharelado presencial e/ou EaD com 3.010 horas e o Itinerário Confessional da IECLB, com 780 horas em nível de Aperfeiçoamento na modalidade presencial/remota. Todos os detalhes estão disponíveis no site da Faculdades EST.

Como fazer parte do Ministério Ordenado da IECLB?

Saiba em três passos como é possível integrar o Ministério Ordenado na IECLB. O primeiro deles é se inscrever no Vestibular de Inverno da Faculdades EST no curso de Bacharelado em Teologia (presencial ou EaD – Itinerário Confessional). O próximo é participar do Programa de Acompanhamento a Estudantes da IECLB e, após concluir o estudo, realizar o Exame de Admissão Pró Ministério. Findados os passos, a pessoa será ordenada ou ordenado e será enviado ou enviada pela IECLB ao primeiro campo de atividade.

ONDE E COMO É A ATUAÇÃO?

Vida comunitária

Cultos, administração dos sacramentos, ofícios, aconselhamento, trabalho com crianças, adolescentes e jovens, casais, grupos de mulheres, homens e pessoas idosas.

Capelanias

Capelania em hospitais, instituições diaconais e militares, presídios, com marinheiros e marinheiras e outras.

Instituições Educacionais

Ensino religioso em escolas, pastoral escolar, ensino superior, mercado editorial para publicação com temática religiosa.

Ação Missionária

Atividades de incentivo, fortalecimento e missão em novas frentes.

Instituições Diaconais

Gestão de lares de longa permanência, instituições de acolhimento, creches e hospitais, desenvolvimento de trabalhos em ONGs, instituições filantrópicas e ecumênicas.

Ecumene

Ministros e ministras participam de várias Comissões e Conselhos Ecumênicos e atuam em Igrejas parceiras.

O FINANCIAMENTO DOS ESTUDOS

Para estudantes membros da IECLB, é oferecido o Fundo de Financiamento e Auxílio para Formação Teológica (FFAFT), em duas linhas. A Linha Crédito é destinada ao pagamento integral ou parcial de mensalidades e créditos acadêmicos, e a Linha Subsistência, que auxilia na subsistência durante o período de estudo.

Dúvidas ou mais informações sobre financiamento, entre em contato com o Programa de Acompanhamento a Estudantes, pelo e-mail acompanhaestudante@ieclb.org.br.