Na manhã da última quarta-feira, dia 2, aconteceu o ensaio do espetáculo inédito Natura Naturata, que terá sua estreia mundial durante a Semana da Diversidade Cultural da Faculdades EST, evento vinculado ao curso de Licenciatura em Música e ao Núcleo de Educação a Distância (NEAD).
Para tanto, estiveram presentes o professor Louis Marcelo Illenseer, a soprano Ana Claudia Specht, a pianista Josely Alano e o professor Marcelo Ramos Saldanha, que assina a exposição Natura Naturata. Marcelo pintará uma obra durante a performance musical e suas obras seguirão em exposição ao longo da programação da Semana da Diversidade Cultural no campus da Faculdades EST.
“Vai ser a primeira vez que produzo nesse contexto. A ideia é produzir uma obra no dia, algo que vá começar naquele momento do início da música. É quando a gente deixa de produzir uma arte plástica e começa a produzir uma arte performática”, comenta o professor Marcelo. Ele discorre, ainda, sobre a origem do termo que nomeia o espetáculo.
“Na pandemia, comecei uma série de quadros com a temática da natureza como possibilidade de dizer algo. O título vem do filósofo Baruch Espinoza. Ele diz que ‘Deus é a natureza’. Foi, inclusive, excomungado da comunidade judaica por isso. Ele explica que existem duas formas de pensar a natureza. ‘Natura Naturans’ é o movimento criador, Deus em si. ‘Natura Naturata’ é aquilo que nós vemos, a natureza em si. Toda ‘Natura Naturata’ aponta para ‘Natura Naturans’”, detalha o artista.
O professor Louis, que compôs a obra inédita inspirado nas obras visuais de Saldanha, antecipa que o espetáculo será dividido em quatro movimentos, conforme os quatro elementos da natureza e contará, ainda, com a interação da plateia, que participará ativamente da performance musical. Além disso, as pessoas presentes serão convidadas a prestigiar a exposição e participar de um coquetel ao final do evento.
Louis destaca que, “quando vamos a um evento de arte, sempre saímos diferentes”. “O artista quer mostrar o seu trabalho. Há linguagens de caráter popular que atingem as massas. O tipo de arte que fazemos é mais restrito, mas muitas pessoas gostam. Esta proposta musical caminha entre uma linguagem popular e o clássico”, explica o professor Louis.
O espetáculo inédito estreará no Auditório do Prédio H da Faculdades EST, às 20h30 de 15 de agosto. A exibição é aberta à comunidade acadêmica e a comunidade em geral, com votos de que será uma bela noite de arte a todos que se fizerem presentes. O evento integra a Semana da Diversidade Cultural da Faculdades EST acontece entre os dias 14 e 21 de agosto. Venha prestigiar!