A oitava edição do Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião está com inscrições abertas para apresentações de trabalho e também para a participação do público em geral. Esse ano, após as privações e dores impostas pela pandemia de Covid-19, o evento acontece de forma presencial entre os dias 22 e 25 de agosto, em São Leopoldo/RS.
O VIII Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião é inspirado nos eixos: Liberdade – Identidade – Criticidade. Faça sua inscrição e participe!
Cronograma:
- Inscrição de Grupos de trabalho – Encerrada
- Inscrição de participantes em geral via plataforma – 19/05 a 07/08
- Inscrição de Oficinas e Atividades Diversas – 19/05 a 30/06
- Inscrição com proposta de Apresentação de Trabalho ou Relato de Experiência (comunicações) – 19/05 a 19/06
- Prazo final para pagamento de inscrições com Comunicações (Apresentação de Trabalho ou Relato de Experiência) – 07/07
- Divulgação da Programação completa e detalhada – 28/07
Categorias de participação
O sistema de inscrições utilizado pela Faculdades EST integra de forma prática e segura o processo de inscrição e submissão de propostas de comunicação, pagamentos e, posteriormente, emite sua certificação. Na plataforma de inscrições, você poderá inscrever-se a partir das seguintes categorias:
- Apoio técnico
- Comissão Organizadora
- Conferencista
- Coordenação de Grupos de Trabalho
- Docente com Apresentação de Trabalho/ Relato de experiência
- Docente sem Apresentação de Trabalho/ Relato de experiência
- Estudante de Graduação com Apresentação de Trabalho/ Relato de experiência
- Estudante de Graduação sem Apresentação de Trabalho/ Relato de experiência
- Estudante de Pós-Graduação com Apresentação de Trabalho/ Relato de experiência
- Estudante de Pós-Graduação sem Apresentação de Trabalho/ Relato de experiência
- Integrante de empreendimentos da Economia Justa e Solidária em exposição
- Ouvinte com Certificado
- Palestrante
- Proponente de Oficina ou Atividade Diversa
- Representante de Movimento e/ou organização social
Grupos de Trabalhos (GT):
Os Grupos de Trabalho foram propostos por pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições, regiões, países ou áreas do conhecimento e representam um dos espaços dedicados ao aprofundamento temático e a socialização de pesquisas e práticas recentes em torno de assuntos diversos. Além de receber, avaliar e organizar a participação de pessoas com comunicações (Apresentação de trabalho e/ou Relato de Experiência), os Grupos de Trabalho de forma autogestionada oferecerão programações específicas, em diálogo e previamente planejadas com a organização do evento.
IMPORTANTE: Caso você deseja realizar sua inscrição enviando uma proposta de comunicação: Apresentação de Trabalho ou Relato de Experiência, você poderá selecionar o Grupo de Trabalho escolhido e anexar sua proposta na plataforma, utilizando o template disponível. Cada inscrição permite o envio de, no máximo, DUAS propostas diferentes (independentemente se for Apresentação de Trabalho ou Relato de experiência).
BAIXE O TEMPLATE para submissão de propostas de Comunicação: Apresentação de Trabalhos ou Relatos de Experiência [CLIQUE AQUI]
CONHEÇA DETALHADAMENTE OS GRUPOS DE TRABALHO/GT [CLIQUE AQUI]
Lista de nomes – GT
GT 01 | Autoras feministas latino-americanas e os feminismos insurgentes na América Latina |
GT 02 | Mulheres, violência, re-existências, interseccionalidades: re-pensando e construindo práticas de cuidado |
GT 03 | Identidades, sociabilidades e diversidades na contemporaneidade |
GT 04 | Liberdade e religião: Abertura para um diálogo Inter-Religioso |
GT 05 | Gênero e literatura sagrada: liberdade, identidade e criticidade |
GT 06 | Identidade para o Bem-Viver |
GT 07 | Religião e dissidências sexuais e de gênero |
GT 08 | Educación teológica y perspectiva género |
GT 09 | A arte como resistência e transformação |
GT 10 | Equidade da Saúde das Mulheres: desafios para efetividade das garantias de direitos étnico-raciais |
GT 11 | Gênero, Feminismos, Religião e Sustentabilidade |
GT 12 | Reconhecimento identitário e direitos humanos: um processo de criticidade na construção de autonomia e liberdades de gênero |
GT 13 | Yabás: o sagrado negro e feminino em diálogo com as epistemologias das macumbas |
GT 14 | Ecofeminismo e soberania alimentar: direitos humanos e o papel das mulheres do campo para uma alimentação saudável |
GT 15 | Masculinidades Transformadoras |
GT 16 | Educação, gênero e religião: possibilidades de diálogo e antagonismos |
Oficinas e Atividades Diversas:
Nas suas sete edições, o Congresso tem sido um canal eficaz de encontro e articulação. Nele, organizações, coletivos, redes, grupos e participantes em geral podem propor e organizar reuniões, oficinas, plenárias, painéis ou outras atividades, como parte da programação do evento. As atividades podem ser direcionadas a um público específico, ou seja, não são abertas a todo o público do Congresso, como uma reunião de rede, ou de um determinado perfil de organizações convidadas, por exemplo. Ou, podem ser abertas ao público do evento, como a proposta de uma oficina ou roda de conversa.
Para isso, a organização do evento receberá propostas através da plataforma de inscrições até 30/06. A organização do evento estabelecerá diálogo com as pessoas proponentes por e-mail para reconhecer a viabilidade, logística, infraestrutura e relação temática com o evento, caso necessário. Na descrição da proposta deverá constar o objetivo ou tema, se há interlocução com a temática do evento, a duração da atividade e se há algum requisito para participação, número máximo ou material necessário.
BAIXE O TEMPLATE para submissão de propostas de Oficinas ou Atividades Diversas
CONHEÇA OS PASSOS PARA REALIZAR INSCRIÇÃO
1º REGISTRO/ LOGIN:
Na aba Inscrições, você deverá selecionar o tipo de documento e o número correspondente, além de informar o tipo de participação que pretende se inscrever (Área Ofertada). Caso você já tenha feito algum de nossos cursos ou sido discente da instituição o sistema redirecionará a página para a “Central do Candidato”, onde você deverá informar e-mail e data de nascimento para entrar. Após, é importante revisar e atualizar seus dados!
Caso seja a primeira visita, você preencherá suas informações na aba “Dados Básicos”, e clicará em PRÓXIMO.
2º FORMAS DE PARTICIPAÇÃO:
Na aba “Dados do Curso”, você deverá confirmar a categoria de participante que você está realizando sua inscrição (Área ofertada). No caso de mais de uma forma de participação, eleja a que você considera principal. No item seguinte (Forma de inscrição), você detalhará essa participação com a informação que melhor corresponda.
ATENÇÃO: Caso você esteja fazendo inscrição com proposta de Comunicação (Apresentação de Trabalho ou Relato de Experiência), neste item (Forma de inscrição) você selecionará o Grupo de Trabalho (GT) escolhido para submeter sua proposta. Nesta mesma página, abaixo, aparecerá o item “Envio de Documentos”, onde você anexará sua proposta.
De semelhante modo, se você está se inscrevendo com uma proposta de Oficina ou Atividade Diversa, abaixo, aparecerá o item “Envio de Documentos”, onde você anexará sua proposta. Clique em PRÓXIMO.
3º INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Para finalizar sua inscrição, você precisará preencher um questionário curto com informações sobre o público do evento (Questionário Socioeconômico). Observe que há campos com respostas obrigatórias. Após, clique em FINALIZAR.
Confira se seus dados estão preenchidos corretamente, clique em LI E ACEITO OS TERMOS E CONDIÇÕES ou RETORNAR CADASTRO, caso precise corrigir algo. No lado direito estarão disponíveis as informações da sua inscrição e as opções de pagamento. Observando o cronograma, você poderá voltar nelas sempre que preciso.
Caso necessite de ajuda, entre em contato com relacionamento@est.edu.br ou pelo Whatsapp (51) 981228340.