Grupo foi acompanhado da professora Marie Krahn
Uma noite de estudos e aprendizados. Assim foi a visita da turma de Hebraico I da Faculdades EST na Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência em Porto Alegre (Sibra), na noite do dia 6 de setembro. De acordo com a professora Marie Krahn, responsável pelo componente, junto com o grupo participaram estudantes de outros semestres da Teologia, três intercambistas da Alemanha e uma estudante de história.
“Esta visita faz parte do currículo desta disciplina. Fomos calorosamente acolhidos e acolhidas e logo direcionados para o segundo andar onde se encontra o memorial da Sibra”, afirma a responsável. De acordo com Marie, durante a noite as pessoas participantes foram recebidas pelo presidente Sérgio Caraver, que explicou sobre a história da sociedade, suas origens, a atuação hoje e a relevância para a comunidade judaica de Porto Alegre.“Ele enfatizou que a Sibra é uma sinagoga progressista, liberal, acolhedora das diversidades de gênero, etnias e de identidades religiosas. Ela é a primeira sinagoga no Brasil que tem uma rabina como sua principal líder religiosa, a senhora Milene Unikowski”.
A professora detalhou que também é liberada o uso da kippah para as mulheres, e pela primeira vez na história das nossas visitas à Sibra as nossas estudantes todas também usaram a peça. “É uma toca na cabeça representando que nós somos sempre menores do que Deus. Depois da fala apreciamos artefatos e documentos e objetos históricos da trajetória da sociedade”.
Em seguida, o grupo participou da celebração do serviço religioso. “Tivemos um momento de meditação e apreciação profunda da beleza musical e litúrgica envolvente e significativa”. “Queremos deixar registrado o nosso profundo agradecimento pela sempre maravilhosa acolhida desta comunidade da Sibra. E também agradecer o constante apoio da Faculdades EST a esta iniciativa”.