Teóloga Mary Joy Philip é a conferencista da segunda noite do VI Congresso Internacional da Faculdades EST

Evento é aberto ao público; professora doutora é coordenadora do programa de Master of Divinity no Canadá

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a Faculdades EST realizará a segunda conferência do VI Congresso Internacional, na noite desta terça-feira, dia 8, a partir das 19 horas. Aberto ao público, com tradução simultânea, o evento contará com a participação da Dra. Mary Joy Philip, renomada teóloga, vice-diretora, professora e coordenadora do programa de Master of Divinity no Martin Luther University College, no Canadá.

A doutora Mary Joy Philip, especialista em eco-teologia, justiça de gênero e teologia pós-colonial, abordará o tema The Various Faces of Displacement and Re-storyation – As várias faces do deslocamento e da re-narração. Seu trabalho interdisciplinar busca unir teologia e ecologia, com foco em práticas decoloniais e perspectivas do terceiro mundo. Além de seu papel acadêmico, ela liderou o Centro de Consciência Ecológica e Justiça de Gênero no Martin Luther University College, sendo uma referência em sua área de atuação.

Sobre o congresso

O VI Congresso Internacional da Faculdades EST discute o tema “Religiões e Deslocamentos: Desafios para a Educação Teológica”. A programação ocorre até quinta-feira, dia 10 de outubro, no formato on-line, com objetivo de explorar as interações complexas entre religiões e os deslocamentos que caracterizam o mundo contemporâneo. A partir de uma reflexão crítica, busca investigar como esses fenômenos impactam a educação teológica, propondo novas formas de responder aos desafios emergentes do nosso tempo.

Os deslocamentos, tema central do congresso, são tratados sob quatro eixos: deslocamentos epistêmicos, climáticos, socioeconômicos e político-culturais. Cada um oferece um campo de reflexão sobre como as transformações rápidas nas estruturas sociais, econômicas, políticas e ambientais afetam as práticas e dinâmicas religiosas, exigindo respostas inovadoras por parte das comunidades e instituições teológicas.