Evento ocorre de forma remota e segue até o dia 31 de outubro
O Simpósio Luterano da Faculdades EST, que ocorre de forma online, comemora os 25 anos da assinatura da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, um marco no diálogo ecumênico entre luteranos e católicos. A abertura oficial do evento ocorreu na segunda-feira, dia 28, com a participação do diretor-geral da instituição, professor doutor Valério Schaper.
“Essa é a primeira edição. A celebração dos 25 anos da Declaração Conjunta é uma data propícia para realizar essa programação”, afirmou Schaper. O documento, assinado em 31 de outubro de 1999 em Augsburg, na Alemanha, buscava resolver um dos principais pontos de ruptura da Reforma Protestante: a Doutrina da Justificação.
A data, 31 de outubro, é emblemática por marcar o início do processo de separação entre católicos e luteranos, iniciado em 1517 com as 95 teses de Martim Lutero. “Esse dia também é conhecido como o Dia da Reforma”, destacou o diretor, ressaltando a importância histórica do evento. A Declaração Conjunta é fruto de quase três décadas de diálogos intensos, que visaram encontrar um entendimento comum sobre a justificação. Apesar das diferentes formulações doutrinárias, as conversas revelaram convergência sobre a essência da fé.
“Que a celebração desse jubileu de prata possa nos inspirar a buscar a reconciliação em outras esferas da vida”. Schaper enfatizou a importância de uma reconciliação que respeite as diferenças e promova um convívio harmonioso entre as diversas tradições cristãs e a sociedade em geral. “O simpósio representa um momento para aprofundar a compreensão mútua e fortalecer as relações ecumênicas, mantendo viva a chama da busca pela unidade entre as várias vertentes do cristianismo”.
A programação
Quarta-feira, 30 de outubro, 19h
Título: Hermenêutica “Confessional” Protestante Luterana: “pelos e peles de cabras”
Conferencista: Prof. Dr. Wilhelm Wachholz (Faculdades EST)
Mediação:
P. Carlos Eduardo Müller Bock (Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos – IECLB)
Quinta-feira, 31 de outubro – Especial “Trilhas da Reforma”
Episódio 7: Miscelâneas da Reforma – Sessões às 14h, 16h, 18h, 20h e 22h
Sinopse: O episódio explora diversas curiosidades relacionadas ao movimento da Reforma: as origens do termo protestante, do termo “pastor” ou “pastora”, a visão sobre o pecado original, as contribuições para um contexto de pandemia, entre outras. A direção é de Iuri Andréas Reblin. O trailler da série documental “Nas Trilhas da Reforma”, pode ser conferido no link.
Inscrições
O simpósio é uma oportunidade para pessoas acadêmicas, estudantes, lideranças religiosas e pessoas interessadas no diálogo ecumênico e no impacto contínuo da Reforma Luterana no mundo contemporâneo.Para participar, é necessário realizar a inscrição através da plataforma Even3. A inscrição com certificado custa R$ 30 e sem certificado, é gratuita.