Segurança pública e discriminação são temas de Webinar do Fórum de Entidades Negras e Grupo Identidade

O Fórum de Entidades Negras de São Leopoldo (FEN) em parceria com o Grupo Identidade da Faculdades EST promove mais um Webinar. Desta vez, o encontro virtual ocorre no dia 27 de junho e vai discorrer sobre o seguinte tema: Segurança pública: da abordagem às vias de fato.

O objetivo é promover diálogos que se estabelecem a partir de casos de abordagens policiais violentas, em particular, quando a pessoa abordada não é uma pessoa branca. A discussão é atual e tem sido pautada na mídia de forma recorrente. De acordo com dados* do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania do Rio de Janeiro, 68% das pessoas abordadas pela Polícia andando a pé e 71% no transporte público são negras. Além disso, 17% já foram paradas por agentes policiais mais de dez vezes e 15% de seis a dez vezes.

Para debater esse assunto tão importante, as mediadoras Selenir Kronbauer – coordenadora do Grupo Identidade – e, Tânia da Silveira – coordenadora do Fórum de Entidades Negras de São Leopoldo, recebem: Gleidson Renato Martins Dias (mestrando em Direito e militante do Movimento Negro Unificado – MNU); Letícia  Lemos  da  Silva (advogada criminal e especialista em relações étnico-raciais)  e Eduardo Yohanes (vice-presidente cultural do Grupo Anastácia O’minira).

A transmissão será pelo perfil no Facebook do Fórum de Entidades Negras de São Leopoldo (clique aqui) e pelo YouTube e Facebook da Faculdades EST a partir das 19 horas. 

SAIBA MAIS

O Fórum de Entidades Negras é um reconhecido coletivo formado na sociedade civil com o intuito de fazer o  enfrentamento ao racismo e à discriminação na cidade de São Leopoldo, no Vale do Sinos. Já o Grupo Identidade, vinculado a Faculdades EST, é um espaço que existe há mais de 25 anos para debate sobre as questões da negritude e da história afro-brasileira e africana.

*Fonte:  https://cesecseguranca.com.br/boletim/elemento-suspeito-abordagem-policial-e-discriminacao-na-cidade-do-rio-de-janeiro/