Pastor Marcos Bechert participou de aula no componente História e Estrutura da IECLB, promovendo reflexão sobre desafios e perspectivas da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Na segunda-feira, 15 de setembro, a Faculdades EST recebeu a visita do secretário-geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Marcos Bechert. Ele esteve presente em uma das aulas do componente curricular História e Estrutura da IECLB, ministrado pelo professor doutor Wilhelm Wachholz, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da instituição.
A disciplina integra o curso de pós-graduação lato sensu em Ministério Eclesiástico e também é oferecida às pessoas estudantes do Bacharelado em Teologia, incluindo aquelas que participam do itinerário remoto. Para este encontro, as turmas foram reunidas, possibilitando um momento coletivo de escuta e diálogo com o pastor Marcos.
O componente História e Estrutura da IECLB aborda processos históricos que remontam ao século XIX, a partir das migrações que deram origem às comunidades, escolas e instituições vinculadas ao luteranismo no Brasil. Também reflete sobre a formação dos sínodos que, em 1949, resultaram na criação da estrutura nacional da IECLB, bem como sobre os conselhos e instâncias que, ao longo da trajetória da Igreja, contribuíram para sua organização, funcionamento e desafios até a atualidade.
Segundo Wachholz, o encontro foi marcado pela participação ativa da turma. “Foi uma oportunidade única para que nossas estudantes e nossos estudantes pudessem dialogar diretamente com o secretário-geral da IECLB. As perguntas feitas revelaram o interesse em compreender não apenas a história, mas também os desafios presentes e futuros da Igreja”, destacou.




Diretor-geral agradece a presença do secretário-geral da IECLB
Para o diretor-geral da Faculdades EST, professor doutor Valério Guilherme Schaper, a presença do pastor Marcos reforça a missão institucional de unir ensino, pesquisa e prática comunitária. “O contato com lideranças da igreja fortalece a formação teológica oferecida pela EST. Ter o secretário-geral da IECLB dialogando de perto com nossas turmas amplia a compreensão sobre a Igreja e valoriza a caminhada de quem se prepara para o ministério eclesiástico”, enfatizou.