Sábado foi de imersão no Seminário Música com Crianças na IECLB na Faculdades EST

Entre as atividades do dia, foi lançado o livro didático do projeto

No último sábado,  dia 14, o Seminário Música com Crianças da IECLB foi realizado na Faculdades EST, no bairro Morro do Espelho, em São Leopoldo. O evento, que é a sétima edição do seminário, marcou o lançamento oficial do livro didático do projeto Música com Crianças da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A promoção foi feita em parceria com o Sínodo Rio dos Sinos e a Faculdades EST.

Conforme o diretor-geral da instituição de ensino, o professor doutor Valério Guilherme Schaper, a iniciativa é importante porque inova na criação de repertórios e também na forma com que a música é inserida e trabalhada junto ao público infantil, sempre muito presente nas comunidades luteranas. “O projeto trabalha de uma forma metodológica muito interessante, envolvendo a música, a teologia e a educação cristã. O seminário propicia as pessoas participantes uma experiência teórico-prática  e isso vai se refletir lá no trabalho com as crianças nas comunidades da IECLB”.

O projeto, iniciado em outubro de 2023, reúne musicistas da igreja e da rede Sinodal. “Ele foi pensado a partir da demanda dos sínodos em trabalhar nas comunidades com o Culto Infantil e o ‘Missão Criança’”, detalha a coordenadora da Educação Cristã da IECLB, Juliana Ruaro Zachow. Segundo ela, o professor da Faculdades EST, doutor Louis Marcello Illenseer, que é coordenador pedagógico do projeto , ao lado Wagner Petry Moraes, da coordenadoria de Música da IECLB, tiveram papel importante no processo. Ano passado, em Curitiba, durante uma edição do evento, foram criadas 29 novas composições e, em fevereiro, um novo encontro possibilitou a criação de 40 composições, que estão disponíveis no site da IECLB e também no livro didático.

O intuito da iniciativa é proporcionar oportunidades para que as crianças e suas famílias possam cantar e se engajar com a música como uma forma de expressão espiritual e criação de vínculos. “Que essas pessoas possam cantar com suas crianças, que as famílias possam cantar em casa, ter novas e resgatar canções, porque a música é expressão de nossa espiritualidade”. Juliana acredita que através das canções seja possível acalentar os corações das crianças diante do que elas têm enfrentado, como a pandemia, restrições de convívio e circulação e, recentemente, a catástrofe climática, em especial no Rio Grande do Sul. “A música chega com esperança, alegria e que, através dela, seja possível criar vínculos de espiritualidade e esperança para esse mundo”.

Para 2024, estão programados oito seminários. O projeto seguirá até o final de 2025, e os sínodos interessados podem entrar em contato com a coordenação para a organização das atividades. Os seminários têm o propósito de ensinar novas músicas de maneira pedagógica, utilizando recursos e instrumentos diversos, com foco em didática e teologia para a educação infantil. O evento que ocorreu nas dependências da Faculdades EST foi a sétima edição. Para 2025, os sínodos ainda podem marcar em suas agendas a oferta dos seminários.

O projeto conta com o apoio da Obra Missionária Evangélico-Luterana da Baixa Saxônia (Omel), da Alemanha. Seu objetivo é ensinar músicas de forma lúdica e didática, com gestos e criatividade, abordando histórias bíblicas e dinâmicas variadas. A vivência musical é considerada uma parte importante da espiritualidade cristã de confissão luterana.

Livro didático é lançado durante evento

Entre as programações do seminário do fim de semana, o prof. Dr. Louis Marcelo Illenseer teve um momento de fala e ressaltou a importância da música como força de evangelização, também com as crianças. “Lutero nos ensinou que a música é um presente e ao mesmo tempo a proclamação da palavra de Deus. Quando cantamos, estamos conectados com o amor de Deus e por isso a música com crianças deve ser bem pensada e articulada nos sínodos, paróquias e comunidades luteranas”, destaca o professor Louis. 

Além das oficinas, cantos e brincadeiras, este evento marcou o lançamento do livro didático do Projeto Música com Crianças da IECLB. Segundo o coordenador pedagógico da iniciativa a Faculdades EST tem participação decisiva na elaboração e execução dos seminários em parceria com a IECLB e seus sínodos. “Nesse sábado, o evento ocorreu no prédio S da instituição, em São Leopoldo, onde também fica a sede do Sínodo Rio dos Sinos. Lideranças do trabalho com crianças participaram do evento”, frisa Illenseer.

O livro, segundo ele, será fundamental para o trabalho realizado em cada comunidade. “Ele chega para complementar e ser um mecanismo de apoio para aqueles e aquelas que atuam com as crianças em suas localidades”, afirma. O exemplar está dividido em três partes: a primeira contém reflexões sobre a importância da educação cristã e a música no trabalho com as crianças na Igreja. A segunda traz propostas metodológicas para trabalhar as canções com as crianças. Por fim, na terceira parte, estão todas as partituras das canções e os áudios das canções.

A catequista Ilma Larssen, uma das coordenadoras do trabalho com crianças no Sínodo Rio dos Sinos agradeceu a participação de todas as pessoas. “Foi um belo sábado de espiritualidade através da música para pequeninos e pequeninas”, destaca. Foram assessoras durante o evento a professora de Curitiba, Lílian Hübner Lüdtke, e a estudante de Teologia da Faculdades EST, Raquel Gumz, que tem sua formação em música pela Associação Diacônica Luterana (ADL), de Afonso Cláudio, no Espírito Santo.