Evento integra o primeiro Seminário da Rede Municipal Primeira Infância de São Leopoldo
A Faculdades EST foi sede, na última semana, do Workshop Vivências Psicomotoras: um olhar sobre o corpo dos/das educadores e educadoras, cuidadores e cuidadoras da Primeira Infância. O evento integra o primeiro Seminário da Rede Municipal Primeira Infância de São Leopoldo, promovido pelo município.
A atividade foi coordenada pela psicomotricista Maximila Coelho. Na educação, a psicomotricidade desempenha um papel importante no desenvolvimento integral dos alunos e alunas. Ela se concentra em promover a interação entre o desenvolvimento motor e os aspectos emocionais e cognitivos, e pode ser aplicada de várias maneiras para beneficiar o ambiente escolar.
De acordo com a coordenadora da Rede Municipal Primeira Infância de São Leopoldo, professora Wania Krause Muller, o tema do seminário é “Infâncias: como são, quem são e o que desejam na/da cidade”. Ela explica que o workshop ocorrerá em três momentos, além do já realizado. “Nos reuniremos no dia 17 e no dia 21 de agosto, para termos encontros precisos e potentes, voltando nosso olhar para bebês e crianças pequenas, após um período muito complicado que enfrentamos em decorrência das enchentes”.
Ela explica que é preciso ter olhar atento para o corpo, por isso, a psicomotricidade é fundamental nessa construção. “A faixa etária de zero a seis anos se expressa pelo corpo, a pessoa que atua na área precisa ter essa compreensão de como se dá. Então, após a catástrofe que enfrentamos, estamos nessa capacitação nos refazendo e olhando para esse corpo, inclusive dessas pessoas que atuam na área e atendem esse público”.
Mês da primeira infância
Desde 2023, com a sanção da Lei 14.617, agosto foi instituído como o Mês da Primeira Infância. A legislação representa uma vitória da compreensão da sociedade brasileira sobre a importância dos primeiros anos de vida de uma criança. Essa é uma fase em que o cérebro se desenvolve rapidamente e está mais sensível aos cuidados e estímulos ambientais. Os primeiros anos de vida são considerados uma janela de oportunidade para as crianças, onde elas adquirem habilidades e desenvolvem aptidões e competências com maior facilidade.