Na tarde de terça-feira (5), o município de São Leopoldo/RS ambientou a oficialização do Projeto Musicoterapia, uma parceria da Prefeitura Municipal – através do Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI) Paulo Freire, antes Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão (NAPPI) – com a Faculdades EST – através do curso de Bacharelado em Musicoterapia.
A iniciativa prevê a oferta de atendimento musicoterápico para estudantes da rede municipal de ensino que têm Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e são atendidos pelo CEMEI Paulo Freire. As sessões serão realizadas nas dependências da clínica-escola de Musicoterapia da Faculdades EST. Discentes em estágio realizarão os atendimentos, sob orientação de duas pessoas docentes.
O ato de oficialização ocorreu no Auditório H da Faculdades EST e contou com uma mesa composta por diversas autoridades institucionais e municipais. “Um projeto concretizado não é resultado apenas de uma ideia mas, sim, da dedicação abnegada de pessoas, com suas competências e habilidades, que podem transformar ideias em projetos”, definiu o Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper, Diretor-geral da Faculdades EST. Após as falas das autoridades, o grupo seguiu para a visita da clínica-escola de Musicoterapia.
Estiveram presentes, ainda, a coordenadora do Bacharelado em Musicoterapia, Profa. Dra. Maryléa Elisabeth Ramos Vargas, o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais e representante do prefeito Ary Vanazzi na ocasião, Marcel Frison, a vereadora Ana Affonso, o secretário municipal de Educação, Prof. Ricardo Fernandes da Luz, e a coordenadora do CEMEI Paulo Freire, Profa. Luciane Heinski.
A Faculdades EST estima que a novidade possa contribuir para fomentar as práticas de inclusão na educação pública de São Leopoldo/RS, além de alavancar a formação qualificada dos/as futuros/as profissionais musicoterapeutas.