Entre os dias 25 de setembro e 02 de outubro a docente da Faculdades EST, Professora Dra. Marcia Blasi, participou da Consulta Nacional de Teólogas da Igreja Luterana no Madagascar, uma ilha localizada na costa sudeste da África. A Professora Marcia esteve presente enquanto Executiva do Programa de Justiça de Gênero e Empoderamento de Mulheres da Federação Luterana Mundial (FLM).
Desde 1974 as mulheres têm estudado teologia na Igreja Luterana no Madagascar, mas até hoje elas não foram incluídas no ministério com ordenação. A Professora Marcia explica que atualmente há em torno de 360 mulheres aptas ao ministério, algumas com mestrado e duas com doutorado. Mesmo reconhecendo que não há impedimentos bíblicos ou teológicos, e que os documentos normativos na Igreja não proíbem a ordenação de mulheres, barreiras continuam sendo erguidas para fechar as portas do ministério para as mulheres.
“As mulheres são ampla maioria na Igreja, mas poucas participam de espaços de decisão”, afirma a Professora. No caso da Consulta no Madagascar, por exemplo, algumas das mulheres viajaram três ou quatro dias, em veículos apertados e por estradas precárias, para participar da consulta. Isso evidencia que cada espaço de encontro e fortalecimento é muito aproveitado por elas.
O encontro ocorreu na capital do país, Antananarivo. Além da Professora Marcia, o Reverendo Dr. Samuel Dawai, Secretário Regional para a África e a Reverenda. Dra. Jeannette Ada Maina, vice-presidente da LWF para a África, também estiveram presentes.