Sociedade internacional reúne pessoas que estudam, entre as temáticas, sobre as diferentes tradições cristãs
Uma sociedade acadêmica internacional dedicada ao estudo e desenvolvimento da homilética, que é a arte e ciência de pregar sermões e pesquisar sobre a pregação cristã. Essa é a Societas Homiletica (SH), que tem um novo presidente. É o professor da Faculdades EST, o doutor Júlio Cézar Adam.
A sociedade, fundada em 1997, reúne pessoas que estudam, pregam e dão aula em instituições de ensino de diferentes tradições cristãs em nível internacional para promover a pesquisa, a troca de conhecimentos e o aprimoramento das práticas homiléticas. O diretor-geral da Faculdades EST, o doutor Valério Guilherme Schaper, elogia a escolha. “O professor Júlio é um reconhecido pesquisador, responsável por orientar inúmeros estudantes que já passaram pelas nossas salas de aula. Tenho certeza que fará um excelente trabalho e, além disso, elevará a nossa instituição, ainda mais, em nível internacional”.
A SH visa promover a pesquisa acadêmica em homilética, facilitar o intercâmbio internacional de ideias e práticas homiléticas, e apoiar a educação de pessoas pregadoras, pesquisadoras e professoras. São realizadas conferências bienais em diferentes locais ao redor do mundo para reunir as pessoas que integram a sociedade.
O professor diz que está preparado para o desafio. “Ser presidente, significa coordenar o conselho internacional, com professores e professoras representantes de vários países, e organizar a próxima conferência, no Brasil, na Faculdades EST, em 2026”, salienta. Segundo ele, a perspectiva é um evento que não só reflita e discuta a pregação e a homilética no contexto Latino-Americano, mas também integre na SH homiletas deste contexto.
Diversidade, vozes e tendências contemporâneas
Ao reunir uma diversidade de vozes e perspectivas, a Societas Homiletica contribui para a evolução da prática homilética, ajudando os pregadores e as pregadoras a comunicar de maneira mais eficaz e relevante suas mensagens religiosas. As temáticas abordadas, retratam uma ampla variedade de temas relacionados à homilética, refletindo as tendências contemporâneas, desafios e desenvolvimentos na prática e teoria da pregação.
Algumas temáticas abordadas nos últimos anos foram: Reforma da Pregação (Wittenberg, Alemanha, 2012); Pregação e Vulnerabilidade (Madurai, Índia, 2014); Pregação e Promessa (Stellenbosch, África do Sul, 2016); Pregação em um mundo com medo (Durham, USA 2018); Pregação e crise (Conferência Online, 2020); Pregação e Verdade (Budapest, Hungria, 2022); e, recentemente, Pregação que Ressoam (Groningen, Holanda, 2024).
Além disso, a SH publica artigos, livros e outros recursos que contribuem para o desenvolvimento da homilética, como a revista International Journal of Homiletics. Os materiais são destinados tanto a pesquisadores quanto a pregadores e pregadoras, no geral.