Primeira formação em Bibliolog no Chile reúne comunidades em torno da Palavra

Curso promovido por Faculdades EST e Rede de Bibliolog Brasil contou com participação do professor doutor Júlio Cezar Adam e representantes de igrejas luteranas chilenas

Entre os dias 30 de abril e 4 de maio de 2025, o Chile sediou pela primeira vez um Curso Básico de Bibliolog, reunindo 16 participantes de diversas comunidades da Igreja Evangélica Luterana no Chile (IELCH) e da Igreja Luterana no Chile (ILCH). A formação aconteceu no Centro Tremonhue, localizado no Cajón del Maipo, região próxima à capital Santiago, e marcou um momento de escuta, espiritualidade e diálogo com os textos bíblicos.

A atividade foi conduzida pela coordenadora da Rede de Bibliolog Brasil, pastora Adriane Dalferth Sossmeier, e pelo docente da Faculdades EST e referência latino-americana em Teologia Prática e espiritualidade, professor doutor Júlio Cezar Adam. Entre os participantes, destacaram-se a bispa Izani Bruch (IELCH) e o vicário Karl Michael (ILCH), que acompanharam e se envolveram ativamente na formação. A metodologia do Bibliolog — que convida à vivência dos textos bíblicos por meio da escuta e da imaginação coletiva — foi recebida com entusiasmo.

Para Priscilla Ehrenfeld, da Igreja Luterana em Valdivia, o curso foi “muito bem organizado, prático, ameno e próximo”. Ela destacou que o Bibliolog “é uma forma muito boa de se aproximar da Bíblia, pois permite outro tipo de análise dos relatos bíblicos”. A diversidade do grupo também foi celebrada pela pastora Adriane Sossmeier: “É uma alegria reunir pessoas tão diversas: líderes comunitários, homens, mulheres, jovens, profissionais de diferentes áreas e ministros ordenados. Essa diversidade trouxe um intercâmbio muito rico em torno da Palavra”.

Ao final da formação, surgiu entre as pessoas participantes o desejo de criar uma Rede de Bibliolog no Chile, como forma de dar continuidade à prática nos contextos eclesiais e comunitários. Para Adam, o Bibliolog se apresenta como uma ponte entre fé, comunidade e escuta transformadora: “A partir da Bíblia, construímos uma comunidade de fé. Suas histórias são uma ferramenta poderosa para despertar esperança, compromisso e reflexão profunda sobre a presença de Deus no cotidiano”.

O diretor-geral da Faculdades EST, o professor doutor Valério Guilherme Schaper, também celebrou a iniciativa: “A atuação de nossas professoras e nossos professores em espaços de formação teológica na América Latina reforça o compromisso da Faculdades EST com uma teologia contextual, encarnada e dialogal. O Bibliolog é uma expressão concreta desse compromisso, pois articula espiritualidade, participação comunitária e hermenêutica bíblica viva”.