Estreou na última quinta-feira, dia 5 de outubro, o “Luteranices”, um podcast de entrevistas com pessoas convidadas sobre temas do cotidiano que reflitam ou expressam, direta ou indiretamente, a vida luterana e/ou, melhor, a perspectiva luterana de ver as coisas. Previsto para ser quinzenal, o programa é apresentado pelo Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin, da Faculdades EST, que é também cineasta, diretor e roteirista de produções audiovisuais.
Quem estreia o programa é o pastor e professor Rodolfo Gaede Neto, responsável por diversas músicas cantadas por protestantes no Brasil e no mundo. No episódio, Rodolfo relembra momentos de sua infância, juventude e vocação para servir a Igreja. Ele fala sobre suas inspirações e as motivações de suas composições. Você pode assistir ao episódio completo no canal EST em Cena no YouTube, voltado exclusivamente para a produção de conteúdo.
Pensado inicialmente para as comunidades luteranas, o programa não se restringe a esse público-alvo, visto que aborda os mais diversos assuntos. O objetivo do programa é dar visibilidade a comunidades luteranas, a pessoas e a lideranças luteranas, bem como trazer temas que sejam de interesse geral, mas também de pessoas luteranas.
“Luteranices é um programa de perspetiva luterana sobre o mundo. Ele tem o objetivo de abordar temas relevantes da religião, da sociedade, da cultura, do mundo, tendo o olhar luterano sobre essas coisas como um ponto de fala. Ele também quer ser um registro de memória e uma partilha de experiências de pessoas luteranas”, explicou o professor Iuri Andréas Reblin.
“Percebo o quanto valores e feitos de pessoas luteranas são invisíveis e discretos. Aprendemos que não somos o centro do mundo e que nossas ações são sempre para que Cristo cresça e nós diminuamos, conforme está escrito em João 3. Só que, se não compartilharmos nossas experiências, nossa visão de mundo, nossa perspectiva sobre as coisas entre nós, acabamos nos sentindo isolados e acanhados, inclusive, para fazer missão. Compartilhar experiência significa reforçar nosso sentimento de pertença, nossa identidade, nossos valores, para daí sairmos pelo mundo fazendo missão”, afirma o professor.
Seguindo essa direção, assim como o nome do programa, as entrevistas pretendem assumir um tom irreverente e descontraído. “O nome Luteranices é inspirado na teologia luterana, que tem por princípio a justificação por graça e fé. Quem vê o mundo sob essa perspectiva tem espírito leve, porque sabe que Deus lhe acolheu independentemente de quaisquer ações. Ao mesmo tempo, é uma pessoa que, pela fé, possui um olhar comprometido com as outras pessoas e o mundo. ‘Fazer luteranices’ é viver o dia a dia sob a certeza da graça e o comprometimento da fé”, define o apresentador e diretor do programa.
Os episódios já estão planejados até o final do ano. Já estão previstos, até o momento, episódios com a pastora e professora Wanda Deifelt, o pastor e professor Osmar Witt, o pastor e professor Oneide Bobsin, a biblista Angela Haager, da Igreja Luterana do México, e muito mais.
Além dos episódios completos, cortes temáticos de cada entrevista vêm sendo disponibilizados. Para acessar o programa e outros conteúdos, basta acessar o canal EST em Cena, inscrever-se, ativar as notificações (o sininho) e curtir os vídeos, para ficar por dentro das novidades. Acompanhe!