Pessoas ligadas à Faculdades EST foram recentemente vítimas de ataques ofensivos nas redes sociais. Duas estudantes da Alemanha, que realizam período de intercâmbio na Faculdades EST, foram expostas a todo tipo de difamação e injúria por sua participação em eventos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
A estudante de teologia Maria Riegel, da Igreja Evangélico-Luterana da Baviera, está fazendo intercâmbio na graduação em teologia com bolsa da Federação Luterana Mundial. A antropóloga Hanna Schwanzerberg, da Igreja Evangélico-Luterana do Norte da Alemanha, está fazendo intercâmbio na Faculdades EST e estágio junto ao Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. Esta oportunidade de intercâmbio conta com apoio do Programa de Intercâmbio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e do Zentrum für Mission und Ökumene – Norkirche Weltweit.
Ambas sentiram-se cerceadas em seu direito de participar livremente em atividades da igreja e, sobretudo, no seu direito de expressar a forma como entendem e vivem a sua fé em Cristo. A igreja deveria ser o último lugar em que uma pessoa pudesse ser reprimida ou que tivesse negado o direito e o espaço de viver a sua fé. Lamentamos profundamente o fato de que há pessoas que se sentem em condições de usurpar de Deus o direito de julgar as ações e, até mesmo, a fé das outras pessoas.
Portanto, a Faculdades EST repudia estas demonstrações de ódio e solidariza-se com as intercambistas Maria e Hanna. Estendemos a elas, neste momento de dor e sofrimento, o abraço forte e sororal da comunidade de Jesus Cristo congregada no Morro do Espelho.
Consolamo-nos comunitariamente com a palavra do profeta Jeremias 23.5, que consta das Senhas Diárias para o dia de hoje e que afirma que o reino messiânico será um tempo de juízo e de justiça: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, como rei que é, reinará, agirá com sabedoria e executará o juízo e a justiça na terra”.
Assinam esta nota de solidariedade:
Faculdades EST, Setor de Intercâmbio,
Centro Acadêmico Dr. Ernesto Schlieper e
Programa de Gênero e Religião.