No Congrenaje, Grupo Identidade promove oficina sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais

As pessoas participantes refletiram sobre os desafios e caminhos da educação antirracista nos espaços de formação teológica e comunitária

O Grupo Identidade, da Faculdades EST, promoveu, neste início de semana, a oficina “Ensinando e aprendendo sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)”, durante o XXVI Congrenaje. A programação teve objetivo de reconhecer a riqueza das diferenças étnicas presentes na sociedade brasileira, questionar preconceitos estruturais e incluir as diversas contribuições histórico-culturais dos povos que formam o país.

A atividade propôs um olhar sensível e comprometido com a valorização de cada grupo étnico – indígenas, africanos, europeus, asiáticos e outros – e suas expressões culturais, espirituais e sociais. A partir da pergunta norteadora “Como, a partir do nosso olhar com o coração, podemos reconhecer e valorizar cada grupo étnico, suas contribuições e possibilidades de conexões entre seus dons específicos e o grande propósito de Deus para nós?”, o grupo foi convidado a construir pontes entre fé, identidade e justiça racial.

A oficina contou com a assessoria das professoras mestras Selenir Kronbauer e Marie Krahn, além da participação de Samuel Neves, estudante de Teologia da Faculdades EST. Juntas e juntos, as pessoas participantes refletiram sobre os desafios e caminhos da educação antirracista nos espaços de formação teológica e comunitária.