Com 70 discentes de todas as regiões do Brasil, o Mestrado Profissional da Faculdades EST, que iniciou o módulo presencial no dia 5 de janeiro – e segue até o dia 17 – é marcado pela paridade de gênero, são 35 mulheres e 35 homens, e pelo fortalecimento de áreas diretamente conectadas aos desafios contemporâneos da educação, da leitura e ensino da bíblia e das práticas sociais. Os dados do programa apontam um perfil discente voltado à atuação concreta em contextos educacionais, eclesiais e comunitários, consolidando a proposta do programa, de articular reflexão teológica e prática profissional.
Com aulas presenciais organizadas em módulos intensivos nos meses de janeiro e julho, o Mestrado Profissional oferece formação avançada em quatro linhas de atuação, inseridas em duas áreas de concentração: Teologia e Sociedade e Religião e Educação. A distribuição das pessoas estudantes por linha evidencia tendências e áreas de maior interesse no campo teológico aplicado.
Na área Teologia e Sociedade, a linha Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais reúne 14 discentes, sendo sete mulheres e sete homens. De acordo com o coordenador de Comunicação e Marketing da Faculdades EST, Dilceu Witzke, o dado revela o fortalecimento de uma formação voltada à educação, à diaconia, ao cuidado, às políticas públicas e à atuação social, perfil que inclui profissionais de diferentes áreas, como saúde, educação, direito e teologia que atuam em hospitais, escolas, universidades e espaços comunitários.
Já na área Religião e Educação, a linha Educação Comunitária com Infância e Juventude concentra o maior número de discentes do programa: 34 estudantes, sendo 25 mulheres e 9 homens. “O interesse demonstra a centralidade da educação como campo estratégico de atuação, especialmente em contextos comunitários, escolares e eclesiais”, salienta.
A linha Leitura e Ensino da Bíblia soma 16 discentes, com três mulheres e 13 homens. “Com base em nossos dados, trata-se majoritariamente de pastores e pastoras, com formação na área da teologia, que buscam aprofundamento acadêmico para qualificar sua atuação no ensino bíblico, na formação teológica e na liderança eclesial”.
Qualificação acadêmica e prática
Para o diretor-geral da Faculdades EST, professor doutor Valério Guilherme Schaper, os dados revelam a identidade e a vocação do Mestrado Profissional. “A procura expressiva pelas áreas da educação, da leitura bíblica e das práticas sociais mostra que o Mestrado Profissional da EST responde a demandas concretas da sociedade, das igrejas e das comunidades. São pessoas que atuam diretamente com ensino, saúde, cuidado e transformação social, buscando qualificação acadêmica conectada com a prática”, afirma.
Segundo Schaper, o equilíbrio de gênero também é um indicador relevante. “Ter um programa com igual número de mulheres e homens reforça o compromisso institucional com a diversidade, a inclusão e a valorização de diferentes trajetórias acadêmicas e profissionais”, destaca.
Para o gestor, o conjunto dos dados evidencia que educação, Bíblia e práticas sociais seguem como os eixos de maior apelo do Mestrado Profissional da Faculdades EST. “Isso reafirma nosso papel na formação teológica comprometida com o cuidado, a justiça e a transformação da realidade social”. Ao longo das duas semanas de atividades presenciais, as pessoas estudantes participam de aulas, oficinas, seminários e momentos comunitários, fortalecendo redes profissionais e humanas.