Justiça de gênero: Monumento às Mulheres na Reforma comemora 5 anos

A Faculdades EST celebra os 5 anos do Monumento às Mulheres na Reforma que está localizado nas dependências de nosso campus, em São Leopoldo-RS. O monumento que representa Katharina von Bora foi inaugurado no dia 27 de outubro de 2017 por iniciativa do Programa de Gênero e Religião (PGR).

Este é o único monumento da Katharina von Bora na América Latina e marca a participação das mulheres no movimento da Reforma do século XVI e na tradição das igrejas oriundas desse movimento em todos os tempos, bem como afirma a importância da justiça da gênero e a participação das mulheres na vida da Igreja, na produção teológica.

“O Monumento às Mulheres da Reforma na Faculdades EST é simbólico e ao mesmo muito tempo concreto. Ele faz memória e nos lembra cotidianamente  da importância da participação das mulheres na igreja, academia e sociedade e também das profundas desigualdades e violências que ainda imperam. A maneira como foi constituído – em mutirão, também é muito representativo, pois aponta para outros modelos de relações e estruturas. O ‘Jardim da Katharina’ é acolhedor e subversivo. É uma expressão e compromisso coletivo e Latino-americano de uma igreja que permanece em Reforma à luz do Evangelho de Jesus Cristo.”, explica a Teóloga Ma. Sabrina Senger, integrante do PGR.

Visitas ao monumento
Desde que foi inaugurado, em 2017, o Monumento às Mulheres na Reforma já recebeu inúmeras visitas. Escolas, instituições, entidades da sociedade civil, comunidades participam periodicamente de passeios pelo campus que culminam no chamado “Jardim da Katharina”. Isso evidencia o caráter diverso deste reconhecimento que vai para além da Faculdades EST.

Na semana passada, um grupo da OASE da Paróquia de Dois Irmãos esteve no local conhecendo o monumento, por exemplo. No último sábado (22/10), adolescentes do Ensino Confirmatório da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Trindade de Pelotas, no Sul do Estado, também estiveram no local, acompanhadas pelo Pastor Gleidson Ademir Fritsche.

Ação nas redes sociais para celebrar a data
Para marcar a celebração, o Programa de Gênero e Religião (PGR) convida a todas as pessoas que já visitaram o monumento de Katharina von Bora e seu jardim a postar suas fotos nos próximos dias com a hashtag #05anosdakatharinanaEST. Participe!

Saiba mais

Katharina foi uma freira que, inspirada pelos escritos de Martim Lutero, abandonou o convento e juntou-se ao Movimento da Reforma Luterana no século XVI. O Monumento às Mulheres na Reforma, que tem como centro uma estátua de Katharina, foi confeccionado pela artista plástica Nina Eick. A Reforma Luterana foi um movimento de caráter religioso, surgido na Alemanha na segunda década do século XVI, liderado por Martinho Lutero. Este movimento criticava várias ações da Igreja Católica, propôs novos caminhos para o cristianismo e resultou na criação da Igreja Luterana. O Dia da Reforma é comemorado em 31 de outubro. Essa é a data em que Lutero, em 1517, anunciou uma proposta de reforma da doutrina católica em frente a igreja de Wittenberg, na Alemanha.