Instituição

Faculdades EST

A Faculdades EST é uma instituição de ensino superior de caráter privado, comunitário e confessional, localizada no município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Brasil.

É mantida pela Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (ISAEC), associação filantrópica e educacional sem fins lucrativos, vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A ISAEC foi declarada de utilidade pública pelo Governo Federal pelo Decreto nº 79.185, de 03/10/72, publicado no Diário Oficial da União de 04/10/72.

A Faculdades EST integra a Rede Sinodal de Educação, órgão regente de todas as demandas voltadas à educação, a níveis escolar e universitário, que une instituições de ensino vinculadas a Comunidades ou Paróquias Evangélicas por todo o país. A Rede Sinodal de Educação coordena uma série de atividades comuns às instituições sinodais de educação, além de prestar assessoria técnico-pedagógica e administrativa.

A Faculdades EST é pautada pelo diálogo intereclesial, inter-religioso e intercultural. É considerada um conceituado centro de formação e pesquisa no Brasil e na América Latina, atuante na garantia dos direitos humanos e dignidade em todos os aspectos da vida. Visa à capacitação de profissionais qualificados para atuação nos diversos âmbitos socioculturais que demandem conhecimentos especializados nessas áreas.

Ao oferecer cursos de pós-graduação, graduação e extensão, a Faculdades EST almeja:

  • promover a formação de profissionais qualificados nas áreas das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras, artes e saúde;
  • promover a formação profissional, científica e a pesquisa nos níveis técnico, graduação e pós-graduação em suas áreas de atuação;
  • fomentar, por meio da extensão e da especialização, o aperfeiçoamento e a atualização da formação profissional;
  • promover a capacitação de pessoas e instituições para atuação em comunidades religiosas e civis e em âmbito público;
  • fomentar a produção, a difusão e o intercâmbio científico, cultural e artístico.

História

A história da Faculdades EST, em especial do curso de Bacharelado em Teologia, está intimamente ligada à imigração alemã no sul do Brasil. A partir de 1824, um número expressivo de alemães de confessionalidade luterana chegou à região, iniciando o trabalho de edificação de comunidades. No começo, esse trabalho era realizado por pessoas leigas ou por pastores vindos do exterior. Logo, surgiu a necessidade de uma formação teológica em terra brasileira. Em um artigo publicado em 1920, já era constatada a necessidade, segundo o pastor Hermann G. Dohms, de pastores familiarizados com a situação do país, que conferissem à igreja o caráter de uma instituição arraigada no povo.

A formação pré-teológica teve início em 1921, quando foi criado um curso de formação humanística de ensino fundamental e médio que, a partir de 1930, foi transferido para o Morro do Espelho, com o nome de Instituto Pré-Teológico. Nesse Instituto, em 1940, iniciou-se um “curso teológico propedêutico”, que teve que ser interrompido em 1942, em razão da declaração da Segunda Guerra Mundial.

Terminada a Segunda Guerra Mundial, foi fundado o primeiro curso oficial de Teologia, em 26 de março de 1946, com o nome de “Escola de Teologia”. Essa escola foi assumida pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) desde o início, e recebeu o nome de “Faculdade de Teologia” em 1958. O projeto EST, implantado em 1985, acolheu diferentes Institutos, voltados para a formação ministerial e docente.

Anteriormente pertencente ao Sínodo Rio-Grandense, a Faculdade de Teologia passou a ser, a partir de 1958, uma instituição da Federação Sinodal (hoje, IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), com abrangência nacional. Nas primeiras décadas, o corpo docente da Faculdade era constituído, em sua maioria, por docentes provenientes da Alemanha. A partir de 1968, no entanto, o processo de abrasileiramento foi acelerado.

Em 1984, a Faculdade de Teologia passou a constituir a Escola Superior de Teologia (EST). A EST surgiu abrigando cinco institutos: Faculdade de Teologia, Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa (atual Programa de Pós-Graduação em Teologia), Instituto de Educação Cristã, Instituto de Capacitação Teológica Especial e Instituto de Pastoral. Posteriormente, foram criados o Instituto de Música e o Instituto de Formação Diaconal, a Escola Sinodal de Educação Profissional (Esep) e o Instituto Superior de Música de São Leopoldo (ISMSL).

O conjunto de atividades desenvolvidas por esses diferentes institutos ao longo dos anos fez com que a EST passasse a ser uma Instituição que atua em diferentes níveis: extensão, graduação e pós-graduação.

Por que estudar na EST?

Para construir uma carreira sólida, é necessária uma excelente formação acadêmica. A Faculdades EST foi, pelo sexto ano consecutivo, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com a Nota Máxima no Índice Geral de Cursos (IGC). Atualmente, é considerada a melhor faculdade do Rio Grande do Sul.

O ambiente acadêmico oferece vários benefícios e facilidades para tornar a experiência de estudo ainda mais enriquecedora, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Faça parte de uma comunidade acadêmica engajada na transformação social.

Venha estudar na Faculdades EST. 

Valores institucionais

A Faculdades EST tem por missão promover Ensino, Pesquisa e Extensão, buscando a excelência acadêmica e contribuindo para a capacitação de profissionais éticos, que atuem de modo a promover a dignidade humana e a solidariedade. Por essa razão, constitui-se num centro de formação na educação superior que, por meio da ética e da qualidade do ensino, promove a transversalidade das ciências e a dignidade humana com uma visão social ampla e construtiva.

Por ser uma instituição vinculada à IECLB, a Faculdades EST baseia sua ação no evangelho de Jesus Cristo, o compromisso com a tradição da Reforma Protestante do século 16 e sua importante contribuição à educação, sempre em perspectiva ecumênica. Por isso mesmo, é uma Instituição que prima pelo cultivo de uma espiritualidade em que as pessoas são convidadas, livremente, a viver o amor de Deus em suas relações pessoais, profissionais e sociais. São esses pressupostos filosóficos e educacionais que a vinculam às sólidas tradições humanistas, que a capacitam para contribuir para uma sociedade democrática, pluralista e solidária com todas as pessoas, especialmente as mais vulneráveis da sociedade brasileira.

Em decorrência destes fundamentos, a Faculdades EST pauta sua proposta educacional nos seguintes princípios, os quais constituem as finalidades de toda sua ação educativa:

  • Incentivo à reflexão crítica e criativa que promova o bem-estar humano em todas as suas dimensões;
  • Excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão, numa perspectiva de formação básica e continuada;
  • Reflexão e prática interdisciplinar que incentivem a construção do conhecimento na interface da Teologia com outras áreas do saber;
  • Caráter democrático do ensino, da pesquisa e da construção coletiva do conhecimento;
  • Valorização do ser humano numa perspectiva integral;
    Compromisso com a ética e a solidariedade;
  • Consideração à diversidade cultural, étnica e religiosa do povo brasileiro;
  • Defesa da justiça social e do uso responsável dos recursos naturais, com vistas a um mundo sustentável hoje e no futuro.