I SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS DA FACULDADES EST

A Faculdades EST, evidenciando o seu caráter comunitário e o comprometimento com uma sociedade mais justa e igualitária promove a sua I Semana dos Direitos Humanos.

A Semana, desenvolvida pelos cursos da Faculdades EST, promoverá um ciclo de palestras, atividades e eventos entre os dias 20 e 23 de março, nas modalidades presencial, virtual e híbrida.

As diversas atividades com a temática de Direitos Humanos visam integrar a comunidade acadêmica e sociedade local, a fim de sensibilizar e conscientizar para os direitos humanos em correlação ao escopo dos cursos oferecidos pela Faculdades EST.

A I Semana de Direitos Humanos é uma atividade aberta à comunidade local e remota (através da internet).

As atividades presenciais serão sediadas no campus da Faculdades EST – Rua Amadeo Rossi, 467, bairro Morro do Espelho, em São Leopoldo.
* Os eventos que serão na modalidade online ou híbrida poderão ser acompanhados no perfil da Faculdades EST no Facebook e no YouTube.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO E AGENDE-SE!

20 de março – às 19 horas

Roda de conversa: Musicoterapia na saúde, diversidade e inclusão: reflexões sobre gênero, diversidade e questões étnico-raciais.

Evento virtual

Coordenação: Bacharelado em Musicoterapia

Pessoas convidadas:

 – Professora Mestra Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer: Pedagoga, Especialização em Supervisão Escolar pela UFRJ, Mestrado em Teologia Religião e Educação pela Escola Superior de Teologia e MBA em Gestão Educacional pela FACOS.

– Mestra Sabrina Senger: Mestra em Teologia pela Faculdades EST, atua em projetos com temáticas que envolvem Direitos das Mulheres, Justiça de Gênero e Fundamentalismos religiosos.

– Musicoterapeuta Otávio Cibelli Rosa: cantor, compositor, produtor de projetos culturais, Graduado em Musicoterapia (FMU-SP), Pós-graduando em Constelação Familiar sistêmica (organizacional) e Mediação e Conciliação de Processos Extrajudiciais (em andamento), atua como musicoterapeuta na AMO Criança e na Clínica Torino Terapy, em Novo Hamburgo

21 de março – às 9 horas

Oficina de Mini-Jardim e Mini-Horta

Evento presencial (no Espaço Diversidade, R. Martim Lutero)

Coordenação: Programa de Gênero e Religião (PGR) da Faculdades EST

Assessora/oficineira:
– Professora Soeli Teresinha Presser: Possui curso técnico em enfermagem. Atuou como assessora no Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA/RS. Foi Secretária de Governo da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul e coordenadora do Departamento de Assistência Social de Lindolfo Collor. Atua como coordenadora do Programa Herbário Vivo do Instituto de Educação de Ivoti.

21 de março – às 19 horas

Roda de conversa: Relações entre Direitos Humanos, Educação e Música

Evento híbrido

Local: Auditório do Prédio H

Coordenação: Licenciatura em Música

Pessoas convidadas:

– Professora Mestra Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer: Pedagoga, Especialização em Supervisão Escolar pela UFRJ, Mestrado em Teologia Religião e Educação pela Escola Superior de Teologia e MBA em Gestão Educacional pela FACOS.

– Professora Indiara Tainan Passos dos Santos: Mestranda do Programa ProfHistória, no Mestrado Profissional no Ensino de História da UFRGS. Membro do Coletivo de Professoras Pretas. Atualmente é professora de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e professora de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

– Professora Roselaine Domingos de Castro Diaz: Membro do Coletivo de Professoras Pretas – RS. É representante do Núcleo de Educação para as Relações Étnico- Raciais (Nerer), da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de São Leopoldo.
– Professor Renato Luis Pereira dos Santos: Músico graduado e professor de música. Coordenador do “Barlavento Quarteto de Saxofones”.

22 de março – 19 horas

PAINEL: Educação e Direitos Humanos: Desafios para os Dias Atuais

Evento virtual

Coordenação: Licenciatura em Ciências da Religião
Painelistas:

– Professor Dr. Celso Gabatz: Professor Colaborador na Faculdades EST. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR); da Associação dos Cientistas Sociais de Religião do Mercosul (ACSRM) e da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). É Editor-Chefe de Protestantismo em Revista e integra o Grupo de Pesquisa Teologia Pública em Contexto Latino-Americano (PUC-PR).
– Professor Dr. Cláudio de Oliveira Ribeiro
: Possui doutorado (2000) e mestrado (1994) em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a graduação (1985) no Seminário Metodista Cesar Dacorso Filho-RJ. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Universidade Metodista de São Paulo (2007-2017) e como professor-visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, da Universidade Federal de Juiz de Fora (2019-2021). Atualmente é coordenador da Capes para Pós-Graduação Profissional área “Ciências da Religião e Teologia”. Autor de vários artigos científicos e livros, entre eles O princípio pluralista (São Paulo: Loyola, 2020).

23 de março – 19 horas

Atividade:
PALESTRA: SOBRE RESISTÊNCIAS, CANSAÇO E ESPERANÇAS: ENCONTROS E DESENCONTROS NA RELAÇÃO ENTRE TEOLOGIA E DIREITOS HUMANOS

Evento híbrido

Local: Auditório do Prédio H

Coordenação: Bacharelado em Teologia – Presencial e EaD

Palestrante:

– Professora. Dra. Kathlen Luana de Oliveira: É pesquisadora associada à Universidade Estadual de Londrina/PR (UEL), onde realiza seus estudos de pós-doutoramento na área da Filosofia Política. É professora de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus de Osório/RS. Graduada em Filosofia (UNILASALLE, Canoas/RS) e Teologia (EST, São Leopoldo/RS), é Doutora (2013), pela Faculdades EST, São Leopoldo, RS, Brasil. Em 2014, recebeu o Prêmio Capes de Tese na Área de Filosofia/Teologia, subcomissão Teologia, por sua tese sobre Direitos Humanos.