I Jornada da Justiça Restaurativa discute violência racial e sistema prisional

Evento é gratuito e online, mediante inscrição

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, das 19h às 22h, será realizada a I Jornada da Justiça Restaurativa: violência racial e sistema prisional. O evento, gratuito e online, busca explorar as relações entre justiça restaurativa, racismo estrutural e o sistema prisional. Organizado pela Rede JR Brasil de Sul ao Norte e pela Faculdades EST, o evento conta com o apoio da Educinter e da Associação dos e das Orientadores e Orientadoras Educacionais do RS (AOERGS).

Integrando a Semana Restaurativa do Brasil 2024, que tem como tema nacional “Paz com a Terra: construindo sustentabilidade em tempos de emergência climática”, a jornada promove reflexões sobre preconceito, encarceramento e práticas inclusivas na educação.

Programação

  • Dia 18: Painel sobre “Justiça Restaurativa e Violência Racial”, com participação de Leandro Soares (Raça, racismo e branquitude), Renata Nogueira (Fundamentos de uma educação antirracista e diversa), Jorge Antônio Menezes dos Santos (Quem Somos?), Juliana Mayer Goulart (A JR e o Potencial transformativo na perspectiva das violências raciais), Thuany Nogueira (Tecendo saberes para valorização das relações étnico raciais na Educação) e Eliane Maria dos Santos Gomes (Educação antirracista no chão da escola).
  • Dia 19 : Painel sobre “O que temos a aprender sobre a JR a partir do (Des)Encarceramento”, com a participação de Elisvaldo Cardoso Silva (Dependentes químicos e pessoas privadas de liberdade: olhares restaurativos), Simone Schroeder (As linhas do avesso do cárcere e a (re)construção a partir de escutas restaurativas), Viviane Camargo Aquino (Elementos da JR como vetor de transformação social na ambiência prisional. Metodologia APAC na prática – desafios e (re)construção) e Sérgio Santos (Rompendo ciclos de pobreza, violência e reincidência).

Como participar
A transmissão ao vivo será realizada no canal da Rede JR Brasil de Sul ao Norte no YouTube. As inscrições podem ser feitas no site Even3. A I Jornada da Justiça Restaurativa é uma oportunidade para reflexões sobre como práticas restaurativas podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo a inclusão e combatendo o racismo estrutural. O evento é aberto a profissionais da educação, estudantes, ativistas e ao público em geral. Haverá opção de certificação por R$ 25.